Dicas para Limpezas de Primavera Mais Ecológicas

Dicas para Limpezas de Primavera Mais Ecológicas

 

Com a chegada da primavera vem a necessidade de tirar dos armários as vassouras, os panos e passar à hora da limpeza!

Apesar de não ser propriamente a atividade favorita da maioria das pessoas, a verdade é que o tempo mais quente e os dias mais longos trazem à nossa mente a disposição para tratar (ainda melhor) da nossa casa e fazer aquelas limpezas mais demoradas que vamos adiando durante o resto do ano – afinal de contas, quem é que vai lavar os vidros da sala a fundo quando no dia seguinte está a chover torrencialmente?

Se já estás de espanador na mão e pronto a limpar a casa nestes dias soalheiros, temos algumas dicas para tornar as tuas limpezas de primavera ainda mais ecológicas.

 

Começar pelo início - escolher Detergentes Ecológicos

Quando te falamos em limpezas, é normal que o teu primeiro pensamento seja os detergentes necessários para cuidar da tua casa. Nesta área, temos diferentes tipos de sugestões que te podemos dar para uma limpeza mais sustentável.

Começa por perceber quais são os detergentes que podes deixar de lado, e quais são os que tens mesmo de manter. A verdade é que existem muitos Detergentes Multiusos, que podem ser utilizados em várias zonas da tua casa, e que vão ajudar-te a poupar em duas vertentes: menos embalagens em casa, e menos dinheiro desperdiçado em infinitos detergentes.

Se te quiseres aventurar pelas opções feitas em casa, podes fazer os teus próprios Detergentes Multiusos com ingredientes naturais e que, quase de certeza, já tens por casa! Aqui, nós contamos-te tudo sobre o Poder dos Detergentes Naturais e algumas receitas infalíveis para limpares a tua casa.

Se tiveres alguma falta de jeito para receitas “faça você mesmo”, ou se preferires ainda ter detergentes específicos para diferentes áreas da tua casa, também podes ver todos os Detergentes Ecológicos disponíveis na nossa loja online. Seja para a cozinha, casa de banho, opções multiusos ou até para limpeza do chão, existe hoje em dia uma grande variedade de detergentes sustentáveis que substituem os tradicionais encontrados nos supermercados – e que são muito mais seguros para o ambiente.

 

Reaproveitar materiais

Na hora de fazer limpezas mais profundas, é muito comum que acabemos a encontrar toalhas velhas ou até roupa que já não está em condições de ser usada (mas que acabou no fundo do armário, por algum motivo). Se estás a limpar e a chegar aos cantos onde não vais com tanta regularidade, estes tecidos velhos vão ser bons amigos! Podem ser manchados à vontade e vais estar a dar uso a roupa ou panos que, de outra forma, seriam deitados no lixo ou ficariam sem qualquer utilidade.

Também podes transformar tecidos velhos em Toalhitas Aromatizadas para Limpeza de Móveis.

Deixamos-te uma ‘receita’ bem rápida para transformares esses tecidos em algo muito útil na hora das limpezas:

- 3 copos de água
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de vinagre
- Óleos essenciais a gosto (mistura os aromas que quiseres!)

 

Coloca todos os líquidos num frasco com borrifador, agitas e já está. Tem o cuidado de agitar sempre que usares, pois o azeite vai separar-se.

Depois, corta pequenos pedaços de pano em quadrados e borrifa esses panos com a mistura líquida feita anteriormente. Estas toalhitas húmidas são as que vais usar para limpar os teus móveis. O tecido é à tua escolha, mas deve ser suave para deslizar bem nas superfícies.

Em seguida, dobra os panos e coloca-nos num recipiente de vidro ou plástico (não deve ser de metal) e mantém-os bem fechados. Quando os panos estiverem sujos, coloca para lavar e repete o processo!

Outro grande companheiro na hora de limpar a casa são as folhas de jornal. Conhecidas pela sua ótima capacidade para limpar vidros, é uma forma de dares uma segunda vida ao papel de jornais que tenhas por casa (e uma forma também de ‘destralhar’ e tirar os jornais velhos que nunca mais te lembraste de deitar fora!).

 

Ter cuidado com os recursos usados

Não há limpeza sem água, mas é importante ter em atenção a quantidade de água utilizada. Sempre que possível, opta por panos húmidos ou baldes, e evita sempre a água correr. Esta regra aplica-se em coisas tão simples como lavar a loiça, mas também para limpeza de quintais, por exemplo! É comum ver-se lavagens com mangueira, mas a quantidade de água desperdiçada dessa forma pode ser verdadeiramente assustadora.

No momento de usar o aspirador, também podes (e deves) reduzir ao máximo a eletricidade utilizada. Antes de usares o aspirador, tenta varrer ao máximo a divisão da casa; desta forma, irás diminuir o tempo de utilização do aspirador, e usá-lo apenas mesmo para o lixo mais difícil ou para cantos mais difíceis de chegar com a vassoura.

 

Refrescar a casa com difusores naturais

Quando acabamos de limpar a casa, uma das melhores sensações é o típico “cheirinho a lavado”. Pois bem, podes prolongar ao máximo esse aroma refrescante através da utilização de difusores naturais. Em vez de optares por produtos comprados no supermercado, podes fazer os teus próprios difusores naturais com ingredientes que quase de certeza já tens por casa.

A primeira opção é um Difusor de Cascas de Laranja e Sal. A receita é muito simples: coloca um punhado de sal grosso dentro de uma casca de laranja em formato meia esfera e adiciona algumas gotas dos teus óleos essenciais de eleição. Também podes, por exemplo, pôs alguns pedaços de anís-estrelado – para além de ser uma especiaria muito utilizada nas receitas de Natal, é também conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias, calmantes e digestivas, sendo assim perfeita para ter por casa.

 

A segunda opção é um Difusor de Limão e Alecrim.

Vais precisar de:

3 limões
10 ramos de alecrim
Gotas de óleo essencial de baunilha (a gosto)
650ml de água

 

Em primeiro lugar, corta o limão em rodelas finas. Depois, coloca as rodelas, o alecrim, o óleo essencial e a água numa panela e ferve.

Em seguida, diminui o fogo e deixa cozinhar lentamente. Quanto mais tempo deixares a cozinhar, mais forte será o aroma.

Por fim, coloca as rodelas de limão e os ramos de alecrim num recipiente (pode ser uma jarra, uma garrafa de vidro ou qualquer outro recipiente que queiras) e transfere também todo o líquido para o interior. E já está!

Estas receitas podem ser facilmente alteradas para acomodar os teus aromas e ingredientes preferidos, por isso basta ter criatividade e adaptar as receitas aos teus gostos.

 

Para concluir, temos uma última dica que vai facilitar muito a tua vida durante as limpezas de primavera: areja a casa e abre as janelas sempre que possível! E não nos referimos apenas à estação do ano atual, mas sim durante todo o ano.

Arejar a casa evita o aparecimento de ácaros, bactérias e, principalmente, problemas de humidade, e é no geral uma ótima forma de manteres a tua casa sempre fresca e limpa. Assim, quando chega a primavera, vais ter menos dificuldades nas limpezas de fundo!