As dúvidas e as certezas na hora de reciclar

As dúvidas e as certezas na hora de reciclar

 

A reciclagem teve início em Portugal em 1996, pelas mãos da Sociedade Ponto Verde. Mas será que, passados 25 anos, já sabemos tudo? Fará ainda sentido falar sobre reciclagem?

A verdade é que em 2000, ano em que o chimpanzé Gervásio mostrou a Portugal que precisava de pouco mais de uma hora para aprender a separar as embalagens e a colocá-las no ecoponto correcto, tudo parecia bastante simples:

No ecoponto amarelo, plástico e metal
No ecoponto azul, papel e cartão
No ecoponto verde, apenas vidro

Mas e a esferovite? E o pacote de leite, que tem plástico, cartão e alumínio?

As dúvidas são muitas e, por vezes, também as certezas! Confusos? Nós explicamos. Há artigos que hoje em dia ainda não sabemos em qual ecoponto colocar, mas há também artigos que achamos estar a separar corretamente, e pode não ser bem assim...

 

AS DÚVIDAS:

• Pacote de leite: Azul ou amarelo, eis a eterna questão. Mas a resposta é muito simples: no amarelo, sempre no ecoponto amarelo. Todas as embalagens da Tetrapak são compostas por cartão, alumínio e plástico e, apesar dos diferentes materiais, devem ser sempre colocadas no ecoponto do Plástico e Metal, sendo a separação dos três materiais feita posteriormente. Esta regra aplica-se aos pacotes de leite, natas, sumo...

• Papel de alumínio: “É possível reciclar papel de alumínio?” é uma pergunta que também costuma estar na ordem do dia. E a verdade é que o tema não é consensual. Mas a Sociedade Ponto Verde – guru no tema da reciclagem – refere que o ecoponto amarelo já aceita papel de alumínio. No entanto, nunca é demais referir que, por ser um material descartável, devemos tentar evitar, ou, pelo menos, reduzir ao máximo a sua utilização. As opções reutilizáveis são já várias e podes encontrá-las na nossa loja online aqui.

• Esferovite: Sendo um tipo de plástico, a esferovite pode e deve ser depositada no ecoponto amarelo. Contudo, sendo um material frágil e que se fragmenta em pequenos pedaços muito facilmente, é de evitar a sua utilização. Assim que a esferovite arranja forma de chegar às nossas praias e se vai fragmentando, torna-se numa verdadeira “praga” para a vida marinha.

 

AS CERTEZAS: 

Ao contrário destes três exemplos, em que é raro termos uma resposta na ponta da língua, há outras situações em que achamos estar no caminho certo, mas poderá não ser tão linear como pensamos.

• Caixa de pizza: Enquanto nos ecopontos amarelo e verde não precisamos de lavar as embalagens depositadas (até o devemos evitar, pois a água é um bem escasso e precioso), todas as embalagens que depositamos no ecoponto azul não podem estar sujas. Quando o papel ou cartão têm algum tipo de sujidade e/ou gordura, já não podem ser reciclados. Com esta introdução, fica claro que as caixas de pizza dificilmente podem ser recicladas, pelo menos na sua totalidade! Se tivermos em conta que, na maioria das vezes, a tampa de uma caixa de pizza fica intacta, podemos separá-la do resto e colocar no ecoponto azul. A base da caixa, por sua vez, deverá ser colocada no lixo indiferenciado.

• Vidro e Cerâmica: A legenda do Vidrão apenas faz referência a “garrafas, frascos e boiões”. Então e os copos, as porcelanas e os espelhos? Neste ecoponto não é possível colocar nenhuma destas opções por uma simples razão: a composição do vidro não é a mesma das garrafas, frascos e boiões, não se fundindo à mesma temperatura. Desta forma, se forem colocados no ecoponto podem inviabilizar todo um lote de vidro reciclado! Infelizmente, o lixo indiferenciado é o caminho a dar a estes artigos.

• Embalagens de medicamentos: Apesar de serem compostas por papel, vidro e/ou alumínio, as embalagens de medicamentos não devem ser colocadas em nenhum dos ecopontos. Sempre que possível, devemos deixá-las nas farmácias com acordo com a Valormed. Esta entidade aceita inclusivamente as bulas ou até mesmo os remédios fora de prazo e assegura a reciclagem do papel, cartão, plástico e vidro, assim como a incineração segura com valorização energética dos restantes resíduos, nomeadamente, restos de medicamentos.

 

O CAMINHO:

Agora começaste a duvidar de tudo o que já fazes? Não te preocupes, sabendo as regras gerais para uma boa reciclagem, o mais provável é que estejas a fazer um óptimo trabalho.

No entanto, se na hora de escolher o ecoponto correcto ainda hesitas, a Waste App vai ser a tua melhor amiga. Criada pela Quercus, esta aplicação diz-te onde podes colocar os resíduos que quiseres saber e até te indica o local mais próximo de ti, pois funciona com geolocalização.

Se não queres deitar os teus CD’s e DVD’s antigos directamente no lixo indiferenciado, ou se queres dar uma segunda vida às rolhas de cortiça que vais acumulando, também temos boas notícias para ti. A LIPOR, em parceria com alguns municípios, lançou os Ecocentros Móveis. Com esta iniciativa, o objectivo principal é facilitar o encaminhamento de alguns artigos que não podem ser reciclados nos ecopontos normais.

Apesar da sua grande importância, a reciclagem é apenas uma pequena parte dentro da política dos 5 R’s, sendo a ordem de prioridade a seguinte:

1 - Recusar
2 - Reduzir
3 - Reutilizar
4 - Reciclar
5 - Compostar (em inglês, “rot”)

Assim sendo, devemos olhar sempre para o lixo que produzimos e ver onde podemos melhorar. Se vires que os produtos descartáveis de plástico estão em grande quantidade no teu ecoponto amarelo, porque não tentar encontrar opções reutilizáveis para o mesmo efeito? Se tens uma horta em tua casa, porque não começar a separar as cascas dos legumes e fruta e começar a fazer compostagem e usar o composto para as tuas plantas crescerem com mais força? Nas grandes cidades já encontras opções de compostagem comunitária, inclusive. As opções são muitas, basta estares atento e teres vontade de melhorar, dando um passo de cada vez.

 

Fonte:

https://www.tsf.pt/sociedade/ambiente/da-lavagem-do-lixo-a-caixa-da-pizza-os-muitos-mitos-e-as-verdades-da-reciclagem-10763011.html

https://recicla.pt/a-nao-perder/esta-campanha-mudou-portugal-e-a-reciclagem/

https://recicla.pt/abc-da-reciclagem/reciclar-sem-duvidas/

https://www.pontoverde.pt/ultimas_perguntas.php