Estilo de vida minimalista: como conseguir e vantagens

Estilo de vida minimalista: como conseguir e vantagens

 

No contexto de um mundo consumista, em que o acesso a bens materiais é cada vez mais fácil, barato e acessível, a verdade é que acabamos por comprar mais coisas do que aquelas de que precisamos e que acabam por encher as nossas casas, sem quase nunca serem tocadas.

Há, inclusive, uma pressão social para possuirmos mais e mais coisas, sendo um símbolo de estatuto ter uma casa com três televisões ou ter dois carros, por exemplo.

O minimalismo é o oposto desta ideologia, defendendo e demonstrando que a felicidade não pode ser comprada. Seja em experiências, nas nossas relações com os outros ou em viagens, o minimalismo acredita que a felicidade é antes encontrada nestas dimensões mais espirituais e não tanto materiais.

 

O QUE É O MINIMALISMO?

 

Ser minimalista é não ter carro, ter apenas uma cadeira, não ter televisão e dormir num colchão, sem precisar de uma cama? Há quem rejeite o minimalismo por pensar que é isto que defende. Mas, na verdade, um estilo de vida minimalista não incentiva a nenhuma destas situações.

O minimalismo é um conceito bastante complexo, não havendo uma definição universal. De facto, acaba por ser um conceito bastante subjetivo, pois exige que cada um de nós se questione sobre aquilo que valoriza e quais as nossas paixões.

De uma forma geral, podemos dizer que o minimalismo promove aquilo que mais apreciamos na nossa vida, removendo tudo o que nos distrai e afasta disso. Ou seja, para uma vida minimalista devemos dar prioridade àquilo que nos deixa felizes.

Por exemplo, se não gostas de perder tempo a limpar o pó, porque é que manténs a tua coleção de 50 DVD’s, se o teu leitor está avariado há mais de 10 anos? Se já só vês filmes na Netflix, então não precisas dos teus DVD’s. Ao deixares de os ter (doando ou vendendo a alguém que ainda os use), estarás a ganhar minutos de vida, pois já não vais estar um sábado por mês a limpar todo o pó acumulado.

Em suma, o minimalismo é uma ferramenta para uma vida mais focada, leve e feliz.

Segundo Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus - dois gurus do minimalismo - “Ao limpar a desordem do caminho da vida, podemos abrir espaço para os aspetos mais importantes da vida: saúde, relacionamentos, paixão, crescimento e contribuição”.

 

QUAIS AS VANTAGENS DO MINIMALISMO?

 

Ao livrar-nos do ruído daquilo que não é importante para nós, o minimalismo facilita a nossa tomada de decisões. De facto, com um estilo de vida minimalista acabamos por decidir de forma mais deliberada e consciente sobre todos os aspetos da nossa vida.

Ao livrar-nos do excesso e do peso daquilo que não é verdadeiramente importante para nós, o minimalismo proporciona-nos uma maior sensação de liberdade. Por exemplo, sem uma pressão social para aderir a modas de consumo (porque não as valorizamos), deixamos de nos sentir oprimidos se não as conseguirmos adotar e deixamos de gastar dinheiro que não temos.

Ao tornarmo-nos minimalistas, a nossa vida ganha mais valor e propósito, pois temos tempo para aquilo que é verdadeiramente importante para nós. De uma forma natural, chegamos mais facilmente a valores mais relevantes, como é o caso da felicidade, da nossa realização pessoal e da liberdade.

Citando novamente Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, um modo de vida minimalista ajuda-nos a:

Eliminar o nosso descontentamento
Recuperar o nosso tempo
Viver o momento
Perseguir as nossas paixões
Descobrir as nossas missões
Experimentar a verdadeira liberdade
Criar mais, consumir menos
Focar na nossa saúde
Crescer como indivíduos
Contribuir além de nós mesmos
Livrar-nos do excesso de coisas
Descobrir o propósito nas nossas vidas

 

COMO CONSEGUIR UM ESTILO DE VIDA MAIS MINIMALISTA?

 

Não há uma fórmula universal para um estilo de vida mais minimalista, pois a sua definição depende de pessoa para pessoa, consoante as suas prioridades (tal como referido anteriormente).

Um jovem solteiro de 20 anos tem uma perspetiva diferente de uma vida minimalista do que uma mulher casada e com dois filhos, com 40 anos. Cada um deles pode valorizar aspetos diferentes para uma vida feliz e ambos podem ser minimalistas.

Apesar dos diferentes caminhos para alcançar uma vida minimalista, a verdade é que em todos os casos se alcança uma vida mais focada e livre.

Se queres começar a ter uma vida mais minimalista, temos um desafio para te colocar! Para começar, vais ter de escolher um amigo ou familiar, pois um espírito de competição ajuda a manter o foco. Depois disso, as regras são muito simples: durante um mês terás de te livrar de uma coisa que já não seja importante para ti no primeiro dia, no segundo dia de duas coisas e assim sucessivamente... Quem conseguir chegar ao final do mês cumprindo estas regras, ganha! Se ambos conseguirem, estão os dois de parabéns.

Este é apenas um desafio rápido de implementar, mas muito difícil de concluir. Contudo, acaba por ser uma forma fácil de começares a questionar sobre aquilo que tens em tua casa e que não valorizas. Contudo, o minimalismo é muito mais do que isso! Não é só sobre o que tens a mais em tua casa, mas também na tua vida. Para chegares a estas respostas, não te esqueças de fazer uma introspeção e de definir aquilo que é mais importante para ti, para que não te percas na correria do dia-a-dia.

 

Fonte:

https://www.theminimalists.com/minimalism/

https://www.theminimalists.com/game/

https://www.becomingminimalist.com/what-is-minimalism/

https://minimus.life/minimalismo/estilo-vida-minimalista.html

https://www.felizcomavida.com/minimalismo