MASCNE: Salva a tua pele do acne causado pelas máscaras

MASCNE: Salva a tua pele do acne causado pelas máscaras

 

Notaste que, a partir do momento em que passaste a utilizar as máscaras de proteção individuais, o teu acne se descontrolou um pouco? A verdade é que há uma explicação científica para isso - não é apenas o teu sistema nervoso a “fazer das dele” (apesar de ele também contribuir muito para o aparecimento de acne!).

Quando falamos ou respiramos, libertamos ar quente pela boca e pelo nariz. Normalmente, quando não utilizas máscara, este ar é simplesmente expelido. Mas, ao usares máscara, esse ar fica retido no interior, onde há menos oxigénio, mais CO2 e mais humidade. Por sua vez, a humidade gera mais calor, e o calor produz suor – logo, os poros ficam mais entupidos e mais sujos. Ora, a nossa pele é dos órgãos mais sensíveis do nosso corpo, e o resultado é um desequilíbrio na flora cutânea que favorece o desenvolvimento de acne e até de rosácea.

O fenómeno de aparecimento de acne após utilização das máscaras tornou-se tão grande e tão generalizado que ganhou inclusivamente um nome entre os profissionais de saúde: Mascne!

Infelizmente, deixar de utilizar a máscara não será uma opção viável ainda durante os próximos tempos. Por isso, é importante que conheçamos a nossa pele, e evitemos maiores desastres cutâneos através de uma boa prevenção.

 

QUEM É MAIS AFETADO PELO MASCNE? 

As peles consideradas mais frágeis ou sensíveis são sempre, logicamente, mais afetadas por estas alterações. Se a tua pele fica irritada com frequência, ou já tens tendência natural a ter uma pele mais oleosa, poderás mais facilmente sofrer com este fenómeno.

Considera-se que a máscara pode causar este tipo de efeitos na pele se for utilizada durante mais do que quatro horas diárias.

 

COMO EVITAR O MASCNE?

É fundamental manteres uma boa rotina de limpeza facial. As opções mais seguras são sempre a utilização de ingredientes que nutram profundamente a pele sem terem um efeito oclusivo, e que também acalmem reações faciais.

Eu conheço em primeira mão o problema do acne – há já vários anos que sofro com uma cara coberta de vermelhidão e irritação e, claro, o uso da máscara não me facilitou a vida! Mas o uso de produtos mais naturais tem vindo a evitar que o meu acne se desenvolva mais. Por isso, quero partilhar contigo hoje os produtos que utilizo na minha rotina diária para limpeza da cara, e proteção dos poros.

 

  1. • Loção de Limpeza e Desmaquilhante Matarrania

O ideal quando utilizamos máscara é não utilizar maquilhagem. No entanto, esta Loção Desmaquilhante é também uma poderosa loção de limpeza, que pode ser usada mesmo quando tens a cara ‘despida’. Os óleos vegetais que contém (azeitona, girassol, amêndoa) removem a sujidade e oleosidade da pele, seja ela derivada de suor, maquilhagem ou até do protetor solar.

Contém também extrato de tomilho, conhecido pelas suas propriedades antibacterianas e antifúngicas. Por isso, é um aliado poderoso na hora de limpar os poros para evitar que fiquem obstruídos. Já o Hidrolato de Rosa Damascena acalma a pele, descongestiona e oxigena, para que a pele se possa proteger e regenerar.

A Loção de Limpeza da Matarrania pode (e deve!) ser utilizada de manhã, após acordar, e à noite antes de te ires deitar.

 

  1. • Tónico Suave de Rosas Matarrania

Depois da Loção de Limpeza, e especialmente se sofres de irritação e vermelhidão na pele, é fundamental que utilizes um produto que acalme a pele e que feche os poros, para regular a produção de sebo.

Este Tónico de Rosas da Matarrania é adequado para todos os tipos de pele, ajuda a equilibrar o pH (que deve ser próximo de 5), reduz a vermelhidão e é muito útil no tratamento e prevenção de acne. Tal como a loção de limpeza, pode ser utilizada duas vezes ao dia.

 

  1. • Bálsamo de Corpo Reparador Matarrania 

Mas e se o “mal já estiver feito”, e precisares antes de um produto não-agressivo que ajuda a cicatrizar o acne e acalmar a pele depois de uma breakout? Há sempre uma solução! O Bálsamo Reparador da Matarrania ajuda a fechar os teus poros, e é muito útil no tratamento do acne.

Basta colocar uma pequena quantidade antes de ires dormir sobre a zona mais afetada, e na manhã seguinte irás acordar com a pele sem altos e quase sem vermelhidão e irritação! Todo este efeito graças ao extrato de hipericão, que é um eficaz anti-inflamatório, anti-séptico e sedativo.

Não deves utilizar o Bálsamo Reparador durante o dia, pois o hipericão é fotossensível. Se utilizares o bálsamo à noite, não te esqueças de lavar bem a cara no dia seguinte.

 

Estas são as minhas dicas para conseguires salvar a tua pele durante os próximos tempos! Tem em conta que é sempre importante acompanhar estes tratamentos com a ação de um creme hidratante, e ocasionalmente de máscaras e esfoliantes.

Mas a base que aqui leste será mais do que suficiente para garantir a limpeza correta da tua cara, especialmente em tempos de utilização de máscara.