Massa Soba com Edamame

Massa Soba com Edamame

 

Agora que já regressámos às nossas rotinas, chegou também a altura de pôr a postos marmitas, lancheiras, garrafas reutilizáveis e afins.

E se gostamos de preparar com alguma antecedência o nosso dia a dia, certamente também gostamos de que essas preparações sejam práticas, fáceis, mas eficientes. Esta receita trata-se disso mesmo! Uma refeição simples e fácil de confecionar e, ao mesmo tempo, muito nutritiva e saborosa!

Estás à procura de uma alterativa à base de trigo?

A soba é um tipo de massa japonesa feita à base de farinha de trigo sarraceno, podendo-se também misturar com outros ingredientes. Sabias que a palavra soba significa trigo sarraceno na língua japonesa? É a presença deste grão na sua composição que lhe confere um sabor tão característico.

Surpreendentemente, o trigo sarraceno não é trigo nem está relacionado ao trigo. O trigo sarraceno é na verdade um grão antigo que, além de ter um baixo teor de gordura e ser uma fonte de fibra, fornece aminoácidos, vitaminas, minerais e antioxidantes.

A espessura da massa é facilmente comparável à do esparguete, tem um tom mais escuro e pode ser servida quente ou fria. Os noodles de soba são rápidos de cozinhar e de fácil digestão!

 

INGREDIENTES

- 1 cebola média
- 2 cenouras
- 1 pimento vermelho
- 100gr couve roxa
- 200gr edamame cozido
- 200gr noodles de soba
- Óleo de sésamo q.b
- 3 colheres de sopa de molho de soja Tamari
- 1 colher de sobremesa de manteiga de amendoim
- 2 alhos picados
- Raspa de gengibre q.b

 

MODO DE PREPARAÇÃO

✓ Começa por cortar a cebola, as cenouras, o pimento e a couve roxa em tiras finas e reserva separadamente num prato.

✓ Num tacho, coloca água e deixa ferver, adiciona a massa e mexe.

✓ Deixa cozer durante 5 minutos em lume brando e, depois de cozinhada, com a ajuda de um escorredor, passa-a por água fria.

✓ Coloca um fio de óleo de sésamo numa frigideira (ou preferencialmente, num wok), deixa aquecer um pouco em lume médio e, de seguida, adiciona as tiras de cebola.

✓ Depois da cebola aparentar um aspeto mais dourado, junta os restantes legumes anteriormente cortados e o edamame. Deixa cozinhar entre 5-7 minutos.

Passamos para o molho? Vamos a isso!

✓ Numa pequena taça junta 3 colheres de sopa de molho de soja Tamari, 1 colher de sobremesa de manteiga de amendoim, 2 alhos picados e raspa de gengibre a gosto.

✓ À frigideira ou ao wok adiciona os noodles de soba e o molho preparado. Envolve tudo e bom apetite!

Tira as tuas marmitas do armário e toca a preparar tudo. Os talheres que estão agora na tua lancheira vão dar lugar aos pauzinhos para as tuas próximas refeições fora de casa!

As férias já terminaram, mas podes ter na tua marmita uma receita que te vai transportar até ao mundo asiático!