Pegada Verde Recomenda | Dez'22

Pegada Verde Recomenda | Dez'22

 

Como não podia deixar de ser, este Pegada Verde Recomenda está recheado de sugestões a pensar no Natal. Seja um workshop para aprenderes receitas para uma ceia de Natal vegan, um workshop para criares as tuas decorações de Natal totalmente personalizadas e com materiais que já tenhas por casa e ainda visitar a Vila Natal de Óbidos, todas estas recomendações vão despertar o teu espírito natalício. Mas temos muitas outras sugestões! Descobre-as neste artigo.

 

The Therapist
RESTAURANTE | THE THERAPIST (Lisboa)
 

O que dizes a um Risotto de Aveia e Cogumelos? E a um Tofu Crocante e Esmagada de Abóbora? Não podemos deixar de parte as Pataniscas de Grão e Ovo. Estes são alguns dos pratos principais do Menu de Inverno no The Therapist. Utilizando sempre produtos locais, sazonais e, quando possível, biológicos, o The Therapist procura ter uma alimentação inclusiva, consciente e natural. Com dois espaços em Lisboa – um em Alvalade e outro no LX Factory – não há desculpas para não comer bem na capital.

Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Lisboa
Mais informações aqui.

 

Semente
RESTAURANTE | SEMENTE (Braga)
 

O Restaurante Semente (presente em duas zonas de Braga) tem diariamente um serviço de almoço buffet, assim como um menu fixo de pequeno-almoço, almoço e lanche, com base no conceito de comida macrobiótica. Desde deliciosas panquecas, bolos à fatia, sumos naturais, pizzas e hambúrgueres artesanais e chips de vegetais, qualquer opção te vai deixar com água na boca e a chorar por mais.

Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Braga
Mais informações aqui.

 

Quinta da Acushla
REFÚGIO | QUINTA DA ACUSHLA (Vila Flor)

 

A Quinta da Acushla já é conhecida pelos seus Azeites Biológicos. Mas sabias que é também um alojamento local? Para uma experiência mais tradicional, podes optar por ficar na Original House, com paredes de pedra. Já a Golden House tem uma arquitetura mais moderna. Seja qual for a tua escolha, terás sempre uma experiência imersiva no meio da natureza, podendo participar e aprender mais sobre o olivoturismo.

Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Vila Flor
Mais informações aqui.

 

Vila Natal Óbidos
PASSEIO | VILA NATAL ÓBIDOS (Óbidos)

Já conhecida por Portugal fora, a Vila Natal de Óbidos é um evento que acontece todos os anos, durante a época natalícia, e que convida famílias, miúdos e graúdos, a festejarem um mundo de alegria e muita cor. Neste espaço ao ar livre existe uma pista de gelo, um palco com espetáculos, contos de Natal, carrossel, uma aldeia com presépio, um comboio, uma estação de correios para os mais pequenos deixarem a carta ao Pai Natal e até, claro, o Chalet do Pai Natal!

Quando: 30 de novembro a 31 de dezembro
Onde: Óbidos
Mais informações aqui.

 

Workshop Decorações de Natal
WORKSHOP | DECORAÇÕES DE NATAL 2022 (Riera Alta)
 

É Natal, é Natal, la-la-la-la-la! Este ano queres criar as tuas próprias decorações de Natal e fugir das decorações que se compram em qualquer lado e não têm personalidade nenhuma? Então, este workshop é para ti! Só precisas de ter diferentes tecidos e vontade de aprender. E, claro, algum jeito para a costura. Depois disso, inscreve-te neste workshop online e cria as tuas decorações de Natal totalmente personalizadas.

Quando: 11 a 13 de novembro
Onde: Online
Mais informações aqui.

 

Workshop Ceia de Natal Vegana
WORKSHOP | CEIA DE NATAL VEGANA – ALMA DE ALECRIM (Aveiro)

Se queres confecionar uma Ceia de Natal muito especial, este workshop é para ti. Aprende a fazer uma Ceia de Natal 100% vegana, com 2 entradas, 1 prato principal e 2 sobremesas, com sabores e aromas tradicionais de Natal.  É a atividade perfeita para poderes surpreender toda a família com os dotes de culinária na noite de Natal.

Quando: 17 de dezembro
Onde: Aveiro
Mais informações aqui.

 

Vida Lixo Zero
LIVRO | VIDA LIXO ZERO, de Ana Milhazes
 

Feito em papel reciclado, este livro mostra como podemos ser mais felizes com menos e dá-nos dicas para facilitar e transformar a nossa vida: do consumo sustentável à tecnologia, passando pelos meios de transporte, pela organização e limpeza da casa, pela higiene, o desperdício zero na cozinha e a economia de partilha.


Disponível nas livrarias habituais.

 

Resumindo
DOCUMENTÁRIO | RESUMINDO
 

São três temporadas que te vão ensinar tudo sobre questões atuais que impactam a vida das pessoas. Esta série documental visa aprofundar tópicos, questões e ideias que geralmente não fazem parte do ciclo diário de notícias. Entre os assuntos abordados estão a Astrologia, a Criptomoeda, a música K-Pop e muito mais.


Disponível na Netflix.

 

Conversas Urbanas
PODCAST | CONVERSAS URBANAS
 

Neste podcast, fala-se sobre um assunto que é muitas vezes discutido, mas que fica aquém do que poderia: a forma como como as cidades irão evoluir no futuro, desde a necessidade de se tornarem mais verdes, questões de mobilidade, biodiversidade e até planeamento. Tudo para chegarmos juntos a um futuro melhor.


Disponível no Spotify.