Pegada Verde Recomenda | Jan'22

Pegada Verde Recomenda | Jan'22

 

Para começar o ano com o pé direito, nada melhor do que cultivar a nossa veia sustentável. Temos, por isso, dois restaurantes vegetarianos para te sugerir, workshops em Eco Aldeias, um passeio pela Rota Histórica das Linhas de Torres e muito mais! Se preferires aprender sobre a sustentabilidade no conforto de tua casa, podes ainda contar com as nossas sugestões de um Livro, um Podcast e um Documentário.

 

Em Carne Viva Porto
RESTAURANTE | EM CARNE VIVA (Porto)
 

Ao contrário do que o nome possa levar a pensar, Em Carne Viva é um restaurante vegetariano, situado na cidade do Porto. Com inspiração regional, os pratos apresentados não incluem carne nem peixe, mas têm todo o sabor da cozinha portuguesa. É o caso das recriações de Amêijoas à Bulhão Pato e até de Alheira. A carta não é permanente, variando consoante a sazonalidade de alguns produtos.


Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Porto
Mais informações aqui.

 

Bloomy Market Setúbal
RESTAURANTE | BLOOMY MARKET (Setúbal)
 

Todos os ingredientes utilizados nos deliciosos pratos do Bloomy Market são frescos e naturais, e os pratos são sempre à base de plantas e vegetais. Aliás, o próprio menu é inspirado pelas “zonas azuis”: regiões do mundo onde as comunidades vivem saudáveis e cuja a alimentação tem por base frutas, vegetais coloridos, leguminosas, frutos secos e cereais.


Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Setúbal
Mais informações aqui.

 

Colmeal Countryside Hotel
REFÚGIO | COLMEAL COUNTRYSIDE HOTEL (Colmeal)
 

O Colmeal Countryside Hotel foi criado a partir das ruínas de xisto e granito da, até então, desabitada aldeia do Colmeal. História, natureza e gastronomia são os três pilares da experiência vivida neste hotel, que te vão permitir desligar do mundo e ligares-te a ti próprio.


Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Colmeal
Mais informações aqui.

 

Rota Histórica das Linhas de Torres
PASSEIO | ROTA HISTÓRICA DAS LINHAS DE TORRES (Torres Vedras)
 

As famosas Linhas de Torres Vedras eram um sistema militar defensivo, construído entre 1809 e 1810 para evitar a invasão por parte das tropas francesas de Napoleão, comandadas pelo marechal Massena. Se és fã de história, então caminhar ao longo das rotas das Linhas de Torres é um passeio perfeito. Visita moinhos, colinas, os vários Fortes espalhados pela paisagem, e até o Castelo.


Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Torres Vedras
Mais informações aqui.

 

 alt=
WORKSHOP | ECO ALDEIAS


Para conhecer as Eco Aldeias de Portugal, este programa vai proporcionar-te uma experiência inesquecível, onde vais poder participar na vida diária de uma comunidade, fazer meditação e yoga, participar em diferentes workshops, e muito mais! Só tens de escolher uma Eco Aldeia, fazer as malas e preparar-te para uma aventura.


Quando: Quando tu quiseres (e mediante disponibilidade do espaço)!
Onde: Eco Aldeias
Mais informações aqui.

 

WORKSHOP | PALESTRA PARA OS PAIS


Ser Pai e Mãe é dos maiores desafios da nossa vida! Esta palestra vai ajudar os pais a ficarem mais esclarecidos sobre as diferentes etapas do desenvolvimento de uma criança, e aprender a criar um espaço de debate e reflexão onde tanto pais e crianças têm espaço e abertura para desenvolver interações emocionais mais saudáveis.


Quando: 12 de Janeiro
Onde: Eco Retiro de Galamares, Sintra
Mais informações aqui.

 

 alt=
LIVRO | A MINHA HORTA EM CASA de Susana Caseiro

Para aprenderes a cultivar as tuas frutas e legumes preferidos em casa, este livro vai ser o teu melhor amigo. Funciona como um verdadeiro guia, que te vai ensinar as bases da agricultura biológica, como planificar e cuidar de uma horta, como fertilizar e fazer compostagem, entre outros aspetos.


Disponível nas livrarias habituais.

 

 alt=
PODCAST | THE BIGGEST HISTORY IN THE WORLD by THE GUARDIAN

O editor-chefe Alan Rusbdridger lançou um desafio à equipa do The Guardian: seria possível noticiar as alterações climáticas de forma diferente do que já foi feito até hoje? Esta é a História Mais Importante do Mundo – e este é um podcast/minissérie de 12 episódios, em que a sustentabilidade é vista do ângulo da economia, psicologia, religião e muitos outros temas.


Disponível aqui.

 

DOCUMENTÁRIO | GUIA HEADSPACE PARA A MEDITAÇÃO
 

Queres aprender a meditar, mas não sabes por onde começar? No Guia Headspace para Meditação irás encontrar sessões guiadas para poderes dar os primeiros passos nesta prática. Com recurso a animações, cada sessão tem cerca de 20 minutos de duração.


Disponível na Netflix.