Que uso dar ao que já não uso?

Que uso dar ao que já não uso?

 

Quantas e quantas vezes encontramos por casa coisas que já não usamos, desde roupa, a acessórios, sapatos, mochilas...? Umas coisas não usamos porque têm buracos, outras porque têm fechos estragados, outras porque deixámos de gostar da cor ou do corte, e outras apenas porque nos ficaram pequenas, ou grandes, ou precisamos de algo mais adequado às nossas necessidades atuais. Às vezes, até encontramos coisas que já nem sabíamos que tínhamos, que ficaram perdidas durante meses, ou anos, na nossa casa – e que nos relembram a importância de “destralhar” ocasionalmente!

Seja qual for o motivo pelo qual aquela coisa em particular já não serve para o efeito suposto, o nosso pensamento muitas vezes é “tenho de comprar novo, e colocar o velho no lixo”. Mas e se te dissermos que não tem de ser assim?

O conceito de upcycling não é de agora; antes pelo contrário, muito frequentemente vemos já pessoas mais velhas que gostam de (re)aproveitar tudo o que têm por casa e transformar em objectos novos e funcionais. Isto em especial porque a prática de reaproveitar objectos é bastante comum em tempos economicamente incertos. Hoje em dia, independentemente da nossa situação financeira, reaproveitar objectos torna-se uma boa ideia não só para poupar alguns trocos, mas também para ajudar o ambiente. Especialmente porque raras são as vezes em que eles são reciclados de forma correta.

E se pensas que isto não é um problema no que toca a roupa, por exemplo, lembra-te que:

       • Uma t-shirt de algodão demora 6 meses a decompor-se;
       • Um par de meias de lã demora entre 1 a 5 anos;
       • Um par de sapatos de couro demora entre 25 a 40 anos;
       • Roupa feita em mylon demora entre 30 a 40 anos.

Por isso, a ideia principal deve ser optimizar o ciclo de vida do que já tens, seja corrigindo os problemas para voltar a ser um objecto utilizável, ou transformando em novos objectos, com novas vidas.

Vamos deixar-te aqui algumas dicas para dares mais valor ao objectos que tens em casa

 

1. RECUPERAR

Se o problema é teres uma peça de roupa rasgada, uma mochila com um fecho estragado ou uns sapatos que estão a perder a cor, porque não pensar em recuperar essas peças?

Às vezes a criatividade não está em abundância, e não há mal nenhum – mas isso não é impedimento! Existem sites dedicados a mostrar formas divertidas e criativas de fazer remendos em roupa, aplicar personalizações como missangas, bolsos e botões em locais onde possa estar algum pequeno defeito e mil e uma outras aplicações. O Pinterest é, por exemplo, um ótimo lugar para procurares estas “receitas”.

Também é verdade que nem todos nós temos grande jeito para a costura e, nesses casos, mais vale não arriscarmos e estragarmos ainda mais a peça. É claro que há sempre coisas básicas que podemos aprender a fazer, e que nos dão jeito para toda a vida, como é o caso de coser um botão!

Nesses casos, o melhor dos remédios é mesmo ir a uma costureira e pedir-lhe que faça magia. No caso de sapatos ou até de problemas com fechos, podes resolver o teu problema no sapateiro ou em retrosarias. E acredita que estes negócios continuam a existir em muitos locais espalhados por aí!

No caso de quereres mudar a cor de alguma peça, ou até de teres alguma coisa que esteja com a cor sumida, podes optar por fazer um tingimento com materiais naturais. Esta é uma forma barata e divertida de dar uma nova vida a peças de roupa, desde que sejam feitas com algodão, lã ou seda (os tecidos naturais preservam a cor por mais tempo). As tintas podem ser criadas a partir de qualquer coisa, desde cascas de cebola, folhas de couve, bagas ou até cascas de árvore.

 

Dicas simples para problemas simples:

       • Restaura o brilho dos sapatos esfregando-os com um pouco de óleo vegetal ou cera de abelha;
       • Se tens um fecho encravado, passa grafite de um lápis de carvão pelos dentes e deverás conseguir voltar a abri-lo;
       • Remove manchas de sangue seco na roupa humedecendo a mancha com água fria. Esfrega a área com uma barra de sabão natural, e volta a passar com água fria. Podes ter de repetir algumas vezes o processo para sair totalmente a mancha, mas é quase infalível!

 

2. REAPROVEITAR

Às vezes, não é mesmo possível recuperar uma peça de roupa. Está demasiado gasta, demasiado estragada, e não há remendo que a salve. Há momentos em que temos mesmo de assumir que aquele produto não vai servir mais o seu propósito – mas isso não significa que não possas dar-lhe uma nova utilidade!

T-shirts e camisolas velhas rápida e facilmente se podem transformar em panos para a limpeza da casa, em tapetes criativos e até em sacos reutilizáveis para as compras. Um par de botas antigo pode ser um futuro vaso para flores, diferentes tecidos antigos podem tornar-se scrunchies (elásticos para o cabelo com tecido) ou em discos desmaquilhantes reutilizáveis, e até podes transformar peças de roupa em outras peças de roupa: calças tornam-se calções, camisolas de manga comprida viram camisolas de alças, e por aí fora. Meias antigas podem ser virar fantoches para brincar com os mais pequenos da casa, ou brinquedos para os animais de estimação.

Mais uma vez, o Pinterest é nosso amigo e, na maior parte das vezes, basta mesmo dar asas à imaginação!

 

3. DOAR

Por vezes o problema não está na qualidade do material, mas sim na utilidade. Existem muitas razões pelas quais uma mala nos deixa de ser útil. Outras vezes, são roupas que já não nos servem, ou que deixaram de estar adequadas aos nossos gostos.

Se sentes que o produto que tens em mãos está em boas condições, e poderá viver ainda uma longa vida nas mãos de outra pessoa, há muitos sítios que estão sempre disponíveis para receber todo o tipo de doações - desde roupa, a mochilas e outros produtos.

Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, Projetos de Ajuda Social, Instituições (de apoio a vítimas, que trabalhem com famílias carenciadas, etc.), Igrejas, Cruz Vermelha - estes são apenas alguns exemplos de locais onde podes deixar as tuas peças. Alguém pode precisar daquilo de que já não precisas.

 

4. RECICLAR 

Se não for possível aplicar nenhum dos passos acima àquilo que tens em casa, então apenas nos resta sugerir que possas reciclá-la. No entanto, não podes colocá-la nos ecopontos comuns, pois estes são destinados apenas para resíduos de embalagens. Então, o que vais fazer?

Seja qual for o material do objecto que queres reciclar, pode ser sempre colocado nos Ecocentros. Os Ecocentros são instalações onde podemos colocar resíduos recicláveis que não devem ser colocados nos caixotes de lixo comum nem nos ecopontos. Estes materiais são encaminhados para posterior reciclagem, em empresas e entidades acreditadas para o efeito.

Existem ecocentros um pouco por todo o país, geridos por diferentes entidades.

Descobre aqui onde podes dirigir-te:

       • Ecocentros Ponto Verde
       • Ecocentros Valorsul
       Ecocentros Amarsul
       • Ecocentros Lipor
       • Ecocentros Resitejo

Estes são apenas alguns dos muitos ecocentros espalhados pelo país onde te podes dirigir para reciclar o que tens por casa. E agora, vais dar uso ao que já não usas?