Batata Doce Assada Recheada com Lentilhas, Abóbora e Tahine

Batata Doce Assada Recheada com Lentilhas, Abóbora e Tahine

 

Esta receita é não só em honra a todos os amantes de batata-doce, mas a uma leguminosa que, apesar de pequenina, é tão rica e especial!

 

LENTILHA | PEQUENINA, MAS COM GRANDES BENEFÍCIOS
Distinguindo-se pela sua peculiar forma circular e achatada e com cerca de meio centímetro de diâmetro, a lentilha, rica em prebióticos que são grandes amigos da nossa flora intestinal, é uma das leguminosas com maior densidade nutricional. Os benefícios que trazem para a nossa saúde são muitos. Estes são só alguns deles:

  • Grande riqueza a nível proteico: São uma excelente fonte de proteína vegetal, macronutriente este que é fundamental por intervir no transporte das vitaminas e na construção dos nossos órgãos, pele e massa muscular.

  • Fonte de Fibra: Regulam o trânsito intestinal, aumentam a sensação de saciedade e ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

  • Bom perfil em micronutrientes: São ricas em vitaminas do complexo B como ácido fólico, em sais minerais, como potássio, fósforo, iodo e zinco, e em oligoelementos como molibdénio, manganésio, ferro e cobre.

  • Boa opção para intolerantes ao glúten: Mais um ponto positivo para doentes celíacos ou para quem tem intolerância ao glúten.

  • Aliada contra anemia: A quantidade abundante de ferro faz com que a lentilha seja uma forte aliada na prevenção e tratamento da anemia.

  • Melhora o sistema imunitário: É rica em arginina, um aminoácido que incentiva a ação das nossas células de defesa.


Pode vestir-se de várias cores: há lentilhas castanhas, verdes, vermelhas, laranjas, amarelas e pretas. É muito versátil, podendo ser usada em pratos variados, como em sopas, saladas, estufados, hambúrgueres e almondegas.

Mas hoje está aqui para rechear a batata-doce!

Cá vai uma boa dica: Quando cozinhares uma leguminosa podes juntar uma pequena tira de Alga Kombu. Esta alga, rica em minerais, ajuda a cozinhar e torna mais fácil a tua digestão.

INGREDIENTES

- 1/2 chávena de chá de lentilhas com casca
- 1 tira de alga kombu (sugestão para a cozedura)
- 1 fatia de abóbora cortada em cubos
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- Azeite
- Sal
- Tahine (diluído em água)
- Coentros

 

PREPARAÇÃO:

- Demolha previamente as lentilhas com casca durante 2 a 3 horas, escorre a água da demolha e passa-as uma última vez por água;
- Pré-aquece o forno a 180º graus durante 10 minutos;
- Lava bem a batata-doce com a tua luffa de legumes, faz pequenos furos ou cortes e leva-as ao forno por cerca de 40 minutos;
- Coloca as lentilhas numa panela, juntamente com uma pequena tira de alga kombu, cobre-as com água e deixa cozinhar de 20 a 30 minutos (se usares uma panela de pressão, o período será menor: de 10 a 15 minutos).
- Assim que perceberes que as lentilhas já estão a ficar macias, refoga alho e cebola com um pouco de azeite noutra panela;
- Assim que o alho estiver dourado e a cebola transparente, acrescenta as lentilhas e os cubos de abóbora, junta um pouco de água, tempera com sal e deixa repousar até que fique tudo bem cozinhado;
- Abre a batata-doce fazendo um corte a meio na longitudinal, recheia-a com o preparado de lentilhas e rega com molho de tahine (dilui-o em água para que não fique tão concentrado).
- Adiciona em cima coentros frescos e ....
..delicia-te!