Salada de Grão-de-Bico Crocante

Salada de Grão-de-Bico Crocante

 

Dias quentes pedem refeições frescas e leves e nem sempre temos de optar por levar na mala da praia a típica sanduiche, certo? Pois bem, cá vai então uma salada de grão-de-bico cheia de crocância.

O grão-de-bico é riquíssimo em fibra, que ajuda no funcionamento intestinal, dá saciedade, é rico em proteínas e proporciona uma absorção de hidratos mais lenta.

Sabias que esta leguminosa tem triptofano? Um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, a hormona do bem-estar. O que é que isto significa? Coloca-nos bem alinhados com a energia que um bom dia de praia nos pode proporcionar!

Podes deliciar-te com o grão-de-bico crocante por si só como snack, colocando-o em sopas ao invés de croutons ou, no caso desta receita, em saladas. É muito versátil!

 

INGREDIENTES

- 500 gr Grão-de-bico
- Massa Penne integral q.b.
- Alface frisada
- Rúcula
- Salsa picada q.b
- ¼ Cebola aos cubos
- 1 Tomate Rama aos cubos
- ½ Abacate aos cubos
- Sementes de girassol q.b
- Gomásio q.b
- 2 colheres de sopa de Azeite
- ½ colher de sopa de Orégãos (ervas finas secas)
- ½ colher de sopa de Paprika em pó
- Sal marinho q.b

 

MODO DE PREPARAÇÃO

✓ Começa por pré-aquecer o forno a 200 graus porque vamos começar pelo protagonista desta receita!

✓ Se optares pelo grão cru, não te esqueças que as leguminosas necessitam de um pré-preparo: deixa o grão de molho em água filtrada por 12 horas (idealmente juntando também uma pequena tira de alga kombu para facilitar no momento da cozedura e ajudar a eliminar os antinutrientes que normalmente nos causam gases e dificultam a absorção de outros nutrientes). Quando chegar o momento de cozinhar, retira a água da demolha e coloca o grão numa panela de pressão com água a cobrir (3 doses de água para cada dose de grão) e deixa cozinhar por cerca de 30 minutos ou numa panela normal com água a cobrir (5 doses de água para cada dose de grão) por cerca de 1h. Depois de cozido, basta escorrer bem a água e deixar arrefecer e secar um pouco.

✓ Caso te decidas pelo grão já cozido (em conserva), lava-o muito bem e podes começar a receita a partir de agora.

✓ Coloca o grão cozido num recipiente, junta 1 colher de sopa de azeite e mexe. Adiciona ½ colher de sopa de paprika, ½ colher de sopa de orégãos secos, sal marinho a gosto e voltar a envolver tudo muito bem.

✓ Espalha o grão-de-bico temperado num tabuleiro forrado com papel vegetal e leva ao forno por cerca de 30 minutos. Durante este período é importante verificar o ponto de crocância e mexer de vez em quando. Retira o tabuleiro do forno e deixa arrefecer quando o ponto estiver do teu agrado. Mas enquanto ele estiver no forno, podes ir preparando o restante!

✓ Começa por cozinhar a massa penne em água a ferver e sal numa panela até ficar al dente. Escorre e reserva.

✓ Num recipiente, coloca a alface frisada, rúcula, salsa, a cebola, o tomate e o abacate aos cubos.

✓ Assim que o grão-de-bico crocante estiver pronto e tiver arrefecido, junta-o ao recipiente, rega tudo com um fio de azeite e adiciona sementes de girassol e gomásio. Envolve tudo.

✓ Coloca todo este preparado num frasco de vidro e reserva-o no frigorífico.

 

Vai uma ida à praia? Já não tens de te preocupar com o almoço! Delicia-te com esta refeição crocante enquanto desfrutas de um dia repleto de sol e mar!