Seitan no forno com Laranja e Castanhas

Seitan no forno com Laranja e Castanhas

 

É nesta época do ano que o nosso corpo começa a pedir pratos reconfortantes, as comidas que nos trazem memórias, feitas de forma mais lenta e apurada. Chamam-lhe cozinha de conforto pela forma como se combinam sabores e cheiros aconchegantes e o calor do forno. E com o tempo a arrefecer, a melhor maneira de aquecer a casa e o estômago é com um assado no forno. O que te parece?

O outono chama, o corpo pede e a tradição manda: é tempo de castanhas!

Nesta receita juntamos a muitas vezes apelidada “carne vegetal” com as protagonistas do “quentes e boas!”. As castanhas assadas encaixam-se na perfeição nos dias frios, podem ser cozinhadas de inúmeras maneiras, são uma perfeita alternativa aos hidratos de carbono e, melhor, são um tesouro nutricional. São uma excelente fonte de energia, têm bem menos gordura do que os restantes frutos secos, um alto teor de fibras e são ricas em vários nutrientes.

Vamos saborear a tradição?

 

INGREDIENTES MARINADA PARA O SEITAN 

- 3 dentes de alho
- 1 c. sopa de azeite
- 1 c. sopa de shoyo
- 150ml vinho tinto
- Pimentão doce q.b
- Pimenta preta q.b
- 1 folha de louro
- Sal marinho

 

INGREDIENTES RECEITA

- 350gr de seitan
- 2 batatas doces
- 250gr de abóbora menina
- 300gr de castanhas descascadas
- 1 laranja
- Alecrim fresco
- 2 cebolas

 

MODO DE PREPARAÇÃO

✓ Antes de começares esta receita é importante que temperes o seitan e o deixes marinar durante algumas horas, idealmente de um dia para o outro: corta o seitan em fatias, coloca-o num recipiente e tempera com alho, azeite, shoyo, vinho tinto, pimentão doce, pimenta preta, a folha de louro e sal marinho.

✓ Num tabuleiro coloca uma camada de cebola e o seitan previamente marinado no centro e, nas laterais, as castanhas e as batatas doces e a abóbora cortadas aos cubos.

✓ Rega tudo com a marinada utilizada para temperar o seitan e o sumo de meia laranja, junta um pouco de alecrim e leva ao forno a 200 graus por cerca de 40 minutos.

✓ Ao longo do processo é importante que, com a ajuda de uma colher, regues o preparado com o molho que se vai apurando.

✓ Antes de servir, corta a outra metade da laranja em fatias finas e coloca uma entre cada fatia de seitan.