A nossa experiência da semana de trabalho de 4 dias

A nossa experiência da semana de trabalho de 4 dias

 

Muito se tem falado sobre a semana de trabalho de 4 dias e na Pegada Verde não tem sido diferente. Desde o início que suscitou muita curiosidade entre nós, até porque, com o COVID, a nossa forma de trabalhar mudou. A maioria de nós passou a trabalhar em casa (exceto quem, por ‘culpa’ das suas funções, foi obrigado a trabalhar em espaço físico) e essa experiência mudou muito a nossa forma de encarar as horas de trabalho. Percebemos que, estando a trabalhar a partir de casa, conseguimos gerir melhor a nossa vida pessoal e profissional - podemos fazer tarefas domésticas na hora de almoço, podemos dar-nos ao luxo de ter mais horas de sono e acordar mais perto da hora de iniciar o trabalho e, na hora de fechar o computador, já estamos em casa e evitamos o cansaço da deslocação escritório-casa, chatices no trânsito e tempo desperdiçado.

Chegado o ano de 2022, aqui na Pegada Verde, todos sentimos que introduzir a opção de teletrabalho no nosso dia-a-dia seria uma mais valia; por isso mesmo, passámos a ter um dia de teletrabalho por semana.

Agora, em 2023, quisemos dar um passo mais à frente e decidimos implementar a semana de trabalho de 4 dias.

Durante o ano que passou, muitas foram as notícias menos boas que nos foram chegando através dos meios de comunicação: a crise energética a chegar a patamares nunca antes vistos (muito à custa da Guerra na Ucrânia), o aumento de casos de burnout entre jovens (derivado da pressão para produzir cada vez mais, e a incapacidade de conciliar a vida profissional e a vida pessoal) e as maiores preocupações com a saúde mental, mostrando que todos nós nos apresentamos cada vez mais frágeis psicologicamente.

A verdade é que a semana de trabalho que conhecemos atualmente, com 5 dias, foi implementada no século XX e não passa de uma norma cultural; quando a semana de trabalho era de 6 dias, sindicatos de trabalhadores uniram-se e conseguiram criar aquilo que conhecemos hoje como “fim de semana”.

Hoje em dia, conseguimos perceber que a semana de 40 horas de trabalho pode ser reduzida, mantendo 100% da produtividade e tendo uma equipa mais motivada.

Com esta possibilidade em cima da mesa, o Sérgio e Sofia entenderam que deviam propor esta opção à equipa, até porque os benefícios estão à vista de todos:

1) Maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional: ter um dia livre durante aquela que é a “semana de trabalho” normal permite-nos cuidar de algumas das nossas tarefas pessoais (podemos tratar de serviços de Segurança Social, Finanças, Bancos, que muitas vezes temos dificuldade em conseguir tratar durante a semana de trabalho). Temos também mais tempo para cuidar das nossas tarefas domésticas e, por consequência, mais tempo para dedicarmos aos nossos hobbies, ao descanso e até à nossa família. Isso significa que, ao chegar aos dias de trabalho, estamos menos focados naquilo que precisamos ainda de fazer quando chegar o fim de semana, e temos maior produtividade;

2) Maior eficiência nas horas de trabalho: ou seja, menos tempo em tarefas ineficientes. Ao ter menos horas de trabalho, mas mantendo o volume de trabalho, só há uma solução: ser mais eficiente. Para o conseguir, é essencial ver onde estamos a perder tempo;

3) Diminuição dos custos indiretos: com menos um dia de trabalho, a diminuição dos custos é evidente tanto para os trabalhadores como para a empresa.

Trabalhadores: menos um dia de trabalho iguala a menos viagens de carro, por isso, uma poupança em combustível, portagens e desgaste do carro. Caso tenhas por hábito almoçar fora, também irás poupar nas refeições desse dia, visto que podes cozinhar em casa;

Empresa: havendo um dia em que ninguém está nos escritórios, existe uma poupança nos custos fixos como água, luz e aquecimento.

4) Diminuição da pegada carbónica: a semana de trabalho de quatro dias também traz benefícios ambientais. Ao reduzir o transporte das equipas para o escritório, assim como os gastos energéticos, estamos a reduzir automaticamente a pegada carbónica. Um estudo de 2021 no Reino Unido apontou uma redução de mais de 20% na pegada de carbono com a semana de quatro dias até 2025[1].

Consideramos então que a semana de 4 dias de trabalho é benéfica para trabalhadores e para as empresas; por um lado, os trabalhadores tornam-se mais motivados por terem maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal e têm maior qualidade de vida. Por outro lado, as empresas reduzem custos e têm uma equipa mais produtiva e comprometida.

A ideia da semana de trabalho de 4 dias não é totalmente inédita, e já há alguns anos que se falava nessa possibilidade, existindo até países onde esta opção já é bastante utilizada nas empresas. Por isso, ao implementar esta semana na Pegada Verde, procurámos as melhores práticas de outras empresas e decidimos que iríamos fazer a nossa própria experiência nos primeiros 3 meses deste ano.

Como é que vai funcionar na prática? É simples:

 De segunda a quinta-feira cada um de nós irá fazer mais uma hora por dia, totalizando 36h semanais. Sexta-feira será um dia livre para toda a equipa;
 A quarta-feira passa a ser um dia de teletrabalho para todos. Desde o COVID que já tínhamos um dia de teletrabalho, mas cada um de nós podia escolher o dia. Para estimular o convívio entre todos e o espírito de equipa, decidimos que este ano todos iriam fazer o dia de teletrabalho à quarta-feira. Assim também conseguiremos reduzir a nossa pegada carbónica e os custos operacionais do nosso armazém em 40%.

Como em todas as mudanças, existem sempre ajustes a fazer à nossa forma de trabalhar e desafios que teremos de superar em equipa. Aqui ficam alguns deles:

1) As horas diminuem, mas o trabalho não, ou seja, temos de conseguir fazer o mesmo, mas em menos horas. Para conseguirmos aumentar a nossa produtividade optámos por:

• Rever as tarefas alocadas a cada um: 2023 será o nosso 14º aniversário. Há muitas tarefas que fazemos apenas por hábito, e não as repensamos. Ao ter de trabalhar de forma mais objetiva, teremos de encontrar formas mais eficientes de fazer os mesmos processos e eliminar o que não é uma mais-valia.

• Reuniões mais eficazes: são ótimas para partilhar e criar ideias, mas geralmente são ineficientes, pois resultam num aumento das horas trabalhadas, nem todos os que participam partilham as suas opiniões e frequentemente não há uma agenda clara sobre o que é necessário fazer. Também nesta área andámos a pesquisar e encontrámos dicas muito boas, e algumas delas bastante engraçadas, como, por exemplo, a reunião prancha. Curiosos sobre o que é? Passo a explicar: os participantes da reunião ficam deitados em círculo. Sempre que alguém quiser falar tem de fazê-lo em prancha. Como é difícil de aguentar muito tempo, a pessoa resume a sua intervenção ao essencial. Muito eficaz para reuniões produtivas, mas um pouco extremista! ;) Criámos, então, uma série de orientações internas para reuniões mais eficazes, (mas que não incluem posições prancha);

2) Manter uma boa relação com a nossa comunidade: os nossos processos têm de mudar obrigatoriamente. O apoio ao cliente será de segunda a quinta-feira, e o envio das encomendas será feito às segundas, terças e quintas. Apesar destas pequenas alterações nos nossos envios, continuamos a garantir um ‘envio super-sónico’ das tuas encomendas. O nosso Envio Standard garante a entrega entre 2 a 4 dias úteis e o Envio Expresso garante a entrega entre 1 a 2 dias úteis.

Temos a certeza de que, durante esta experiência, irão surgir muitas dúvidas dentro da equipa, mas tentaremos sempre encontrar as melhores soluções e esforçar-nos para superar todas as dificuldades em conjunto. Só desta forma poderemos manter este equilíbrio tão desejado.

É a nossa profunda convicção que a semana de quatro dias irá trazer maior produtividade e felicidade às nossas vidas pessoais e profissionais, e claro que iremos partilhar a nossa experiência convosco.

 

[1] Fonte: https://6a142ff6-85bd-4a7b-bb3b-476b07b8f08d.usrfiles.com/ugd/6a142f_5061c06b240e4776bf31dfac2543746b.pdf?fbclid=IwAR1LnIuMzcsizBkle-Bq1d2aVy6JA-ZTiDrByrhBBBzVG7yWyM7HGYg1yZE