Veganuary - Começar o ano vegan

Veganuary - Começar o ano vegan

 

O que tem em comum o músico Paul McCartney, o ator Joaquin Phoenix e Derrick Green, vocalista de Sepultura? Embora sejam todos do ramo da cultura, há algo mais profundo que os une: todos são vegan e embaixadores do Veganuary.

 

VEGANUARY, O QUE É?

 

Se ainda não conheces este movimento, o Veganuary foi criado em Janeiro de 2014 e procura levar diferentes pessoas a experimentar ser vegan no mês de Janeiro, um mês de novos desafios e novos começos. Apesar de ter sido criado no Reino Unido, este é um movimento global, que procura inspirar e apoiar pessoas de todo o mundo na jornada para uma dieta vegan.

Ainda que haja um foco no mês de Janeiro, altura do ano em que o desafio começa, a verdade é que o Veganuary procura que, quem aderir ao movimento, tente prolongar ao máximo o tempo com uma dieta à base de plantas. Assim sendo, a caminhada começa em Janeiro, mas pode prolongar-se para além dos seus 31 dias, durando o resto do ano (ou dos anos).

O movimento Veganuary é direcionado para as pessoas, mas também para as empresas. De facto, há diferentes restaurantes e até cadeias de supermercado a aderir a este desafio, mas na ótica de tornar o veganismo mais visível e acessível aos seus clientes.

Segundo Toni Vernelli, Diretora de Comunicação do Veganuary, “A forma como os supermercados britânicos acolheram o Veganuary este ano [2021] foi verdadeiramente marcante”, acrescentando ainda que, “não estão simplesmente a usá-lo como oportunidade de Marketing, mas estão a promover os benefícios de uma dieta de comida vegan. Como bastiões de fornecimento de comida, sabem que o único caminho possível é vegan.”[1].

 

PORQUÊ MUDAR?

 

Agora que já sabes no que consiste o Veganuary, quais as razões para aderir a este movimento? Porquê mudar para uma alimentação vegan?

De uma forma geral, podemos dizer que há três pilares fundamentais para fazer esta mudança na nossa alimentação: Animais, Saúde e Ambiente. Ao fazer uma dieta à base de plantas, estamos a reduzir o sofrimento dos animais, a melhorar a nossa saúde e ainda a diminuir os danos ambientais causados pela indústria alimentar.

Segundo os dados do Veganuary, os participantes de 2021 deram as seguintes razões como a sua motivação para a mudança:

• Animais - 46%

• Saúde - 22%

• Ambiente - 21%

• Outros - 11%

Assim sendo, quase metade dos participantes tem como principal preocupação a proteção dos animais, por estarem conscientes do sofrimento que lhes é causado pela indústria alimentar.

 

OS OBJETIVOS?

 

Segundo o manifesto do Veganuary, este movimento tem como visão alcançar “um mundo onde a produção de alimentos não dizima florestas, polui rios e oceanos, agrava as mudanças climáticas, nem leva as populações de animais selvagens à extinção”.

Desta forma, a sua missão é “inspirar e apoiar as pessoas experimentar uma alimentação vegan, impulsionar a mudança corporativa e criar um movimento global que defende escolhas alimentares compassivas com o objetivo de acabar com a criação de animais, proteger o planeta e melhorar a saúde humana”.

A partir do momento em que decidimos mudar para uma alimentação vegan até ao momento em que o conseguimos alcançar, há muitas dúvidas e dificuldades que nos vão surgindo, nomeadamente: o que posso ou não comer, como cozinhar receitas à base de plantas, como manter uma alimentação equilibrada?

Por saber que é um caminho difícil e que é preferível fazê-lo em conjunto, o movimento Veganuary pretende ser um apoio para alcançar o sucesso numa dieta vegan. Como tal, o site apresenta mais de 1400 receitas vegan (até mesmo de Pastéis de Nata e da nossa típica Francesinha), diferentes Guias para dar apoio na jornada no mundo do Veganismo (Como Começar, Como Comprar, Como Comer Fora, entre outros) e, durante os primeiros 31 dias do desafio, é enviado um email diário com dicas e palavras de apoio.

Em suma, movimento Veganuary tem como objetivo mudar a sociedade para uma sociedade vegan, partilhando a informação necessária de como o fazer e ajudando na própria transição.

 

A EVOLUÇÃO AO LONGO DO TEMPO?

 

Apesar de existir desde 2014, só mais recentemente é que o Veganuary ganhou o devido reconhecimento e aumentou o seu número de participantes, tendo evoluído de 3 300 pessoas em 2014, para 402 206 pessoas em 2020 e 582 538 pessoas em 2021!

De facto, 2021 foi um excelente ano em termos de números, em que mais de meio milhão de pessoas - originárias de 209 países diferentes - se comprometeram em experimentar uma dieta vegan, mais de 825 de novos produtos e opções de menu vegan foram lançados, e mais de 1500 notícias foram publicadas sobre esta iniciativa.

De forma mais detalhada, o Vegfund[2] divulgou os seguintes resultados do Veganuary de 2021:

 85% dos participantes planeou reduzir, pelo menos para metade, a ingestão de produtos de origem animal após Janeiro;

 74% dos participantes comia carne;

 22% dos participantes estava na faixa etária de 25-34 anos; 22% tinha 45-54 anos de idade; e 21% tinha entre 35 e 44 anos;

 Mais de metade dos participantes participou por razões éticas, seja para poupar os animais do sofrimento (46%) ou proteger o meio ambiente (21%), enquanto 22% disse que a saúde era a sua principal motivação;

 Mais de metade dos participantes não vegans mantiveram uma dieta totalmente vegan durante todo o mês (61%);

 Antes de participar no desafio, 30% dos participantes planeava permanecer vegan até ao final do mês, mas depois de participar, 40% planeou permanecer vegan.

 

CONCLUSÃO

 

Numa jornada de 31 dias, que se pode estender a muitos mais, a intenção de quem participa no Veganuary acaba por ser proteger o planeta e os animais, assim como melhorar a saúde humana. Assim sendo, escolher ser vegan não é apenas uma decisão sobre comida, mas antes um esforço para a construção de um futuro melhor.

 

Fonte:

https://veganuary.com/

https://vegfund.org/activist-story/veganuary-one-million-sign-ups

https://www.theguardian.com/environment/2021/jan/05/veganuary-record-number-people-pledge-eat-vegan-food-january

[1] The Guardian - https://www.theguardian.com/environment/2021/jan/05/veganuary-record-number-people-pledge-eat-vegan-food-january

[2] Vegfund - https://vegfund.org/activist-story/veganuary-one-million-sign-ups