Dicas para um Carnaval Sustentável

Dicas para um Carnaval Sustentável

 

Sendo a Pegada Verde de Torres Vedras - uma cidade onde se celebra o Carnaval de forma entusiástica - não podemos deixar de sentir que este tema nos toca muito no coração. Seja por, efetivamente, gostarmos do Carnaval, mas também por sabermos do seu impacto no meio ambiente.

Como para nós está fora de questão deixar de festejar, vimos mostrar-te como é possível celebrar o Carnaval de forma sustentável, assim como conseguir ser um folião amigo do ambiente.

 

MÁSCARA

 

Na hora de criares a tua máscara ou das crianças aí de casa, o lema deve ser sempre reutilizar. Ao reutilizares materiais, estás a poupar a carteira, o ambiente, assim como a criar uma máscara única! Assim, antes de comprares o que quer que seja, vê o que já tens em casa e que podes dar uma segunda vida: sejam roupas que já não usas, tecidos velhos (como é o caso de lençóis ou toalhas de mesa), acessórios que passaram de moda, óculos com lentes estragadas, ou até mesmo caixas de cartão e rolos de papel higiénico... O limite é a tua imaginação! Se precisas de algumas ideias de máscaras sustentáveis, já temos 6 sugestões para ti no nosso blog.

Depois de tanto trabalho a criares a tua máscara, não a vais usar apenas uma vez, certo? Por isso, em diferentes carnavais, num baile de máscaras, numa festa temática, dá uso às máscaras que criaste e usa-as vezes sem conta.

Se os trabalhos manuais não são para ti, mas queres uma escolha sustentável para a tua máscara de Carnaval, há outra solução: comprar em segunda mão. Hoje em dia, nos sites e nas apps de roupa em segunda mão já é possível encontrar fatos de Carnaval completos e que, muitas vezes, só foram usados uma vez. Isto acontece muito no caso dos fatos de Carnaval para crianças que, como no ano seguinte já não servem, não são utilizados novamente. Por isso, há que combater essa tendência e prolongar o ciclo de vida destas máscaras, comprando-as em segunda mão. Mas mesmo que não procures fatos para crianças ou fatos completos, nestas apps há um mundo de possibilidades de disfarces de Carnaval. Só precisas de saber o que queres e procurar bem.

Por último, uma outra solução pode passar por alugar máscaras de Carnaval. Já há alguns serviços nesse sentido e, se achas que uma máscara de Carnaval é algo que não vais dar muito uso, talvez faça mais sentido alugares.

 

REUTILIZÁVEIS

 

O Carnaval é para miúdos e graúdos. No caso de saíres à noite no Carnaval, não te esqueças de levar o teu Copo Reutilizável. Até pode ser parte integrante da tua máscara e funcionar como mais um adereço. Por exemplo, se te mascarares de rei ou rainha, o teu copo pode ser um cálice sagrado ou, no caso de te disfarçares de Viking, o que dizes de beber de um corno? Estas são ideias mais fora da caixa, mas claro que o que interessa é que evites o uso dos copos descartáveis, que tantas vezes acabam no chão ao final da noite. Por isso, se já tens uma coleção de copos ou canecas reutilizáveis de festivais a que já foste, dá-lhes uso e leva-os para o Carnaval.

No caso de não dispensares uma palhinha nas tuas bebidas (há quem não queira estragar a maquilhagem), também tens a opção de usar Palhinhas Reutilizáveis.

 

SNACKS

 

Depois de várias horas a dançar, é claro que vais ficar com fome. Se queres fugir das opções menos saudáveis que estão disponíveis nas roulottes, como é o caso dos cachorros, hambúrgueres, bifanas, farturas, algodão doce, entre outros, o melhor é levares os teus snacks de casa.

Se não vais querer resistir a uma destas gulodices, podes sempre levar o teu kit SOS de reutilizáveis (para além do copo e da palhinha). Pode ser o caso de uma Marmita Colapsável, para ocupar pouco espaço na mala e evitar o uso das caixas de take-away, assim como de um guardanapo de pano, para não usares os guardanapos de papel.

 

CONFETTIS

 

Carnaval que é Carnaval tem de ter confettis? Desde muito cedo que há esta associação direta dos confettis e das serpentinas a esta festividade e, infelizmente, têm sido várias as inovações - cada vez menos amigas do ambiente - durante os últimos anos. É o caso dos canhões de confettis, uma verdadeira praga com as centenas de plásticos no seu interior, e que proporcionam apenas uns breves segundos de diversão. Será que vale mesmo a pena?

Para um Carnaval mais amigo do ambiente e igualmente divertido, podes criar os teus próprios confettis biodegradáveis. Basta algumas apanhares folhas de árvores do chão (se encontrares de diferentes tons, mais divertido é) e, com um furador de papel, vais transformando as folhas em confettis sustentáveis.

 

LIXO NO LIXO

 

Nunca é demais relembrar o básico: o lixo que fazes durante o Carnaval deve ser sempre colocado num caixote do lixo. Sabemos que nem sempre tens um caixote vazio por perto, mas se fazes tantos kms a dançar, também podes andar mais uns metros até encontrares um caixote disponível ou, inclusive, um ecoponto (para não deixares de fazer a reciclagem). Por muito que vejas lixo no chão, não tenhas a tendência de fazer o mesmo e faz a tua parte. As beatas também estão incluídas (no Carnaval e todos os dias)! Se és fumador e precisas de andar com um cinzeiro portátil, o Biatakí é aquilo de que precisas.

Como vês, é possível celebrar o Carnaval, respeitando o ambiente e mantendo um estilo de vida sustentável.