Férias de verão sustentáveis? Sim, é possível!

Férias de verão sustentáveis? Sim, é possível!

 

Aquela altura do ano em que temos mais tempo, porque não estamos a trabalhar, mas não queremos ter muitas preocupações ou trabalho a dobrar. Reconhecem?

Pode não ser de caras, mas é possível. Vamos desmistificar as férias de verão que podem ser sustentáveis, sim, senhor!

Seja qual for o destino, e o tipo de férias, vamos tentar equilibrar o agradável com ecológico. Podemos pensar que temos de fazer um esforço acrescido, mas não é necessário.

Aqui ficam as nossas dicas para tornar as próximas férias de verão memoráveis:

 

1. A escolha do tipo de transporte

Sabias que os transportes são a principal fonte de poluição do ar nas cidades e são responsáveis por quase um quarto das emissões totais da Europa?

Viajar de comboio continua a ser uma das maneiras mais ecológicas de viajar. As estatísticas mostram que o transporte rodoviário emite mais de 70% das emissões totais dos transportes e a aviação cerca de 13%. Em comparação, o transporte ferroviário emite apenas 0,4%. E, como as viagens ferroviárias são em grande parte eletrificadas, elas são responsáveis por emissões significativamente menores por pessoa, por quilómetro, do que o transporte aéreo e rodoviário. Viajar de comboio tem outras grandes vantagens, pois ajuda a reduzir a poluição do ar e evita engarrafamentos.

Sempre ouvi dizer que a melhor maneira de conhecer uma nova cidade é a pé, mas se essa não for a opção mais viável no teu destino, escolhe opções de transporte sustentáveis para as férias de verão, como transportes públicos ou alugando bicicletas sempre que possível. Se precisares de alugar um carro, considera optar por um veículo elétrico ou com baixo consumo de combustível.

 

2. Escolhe alojamentos ecológicos

Hotéis e acomodações de férias representam 2% das emissões globais. Esse número precisará de ser reduzido significativamente se quisermos limitar o aquecimento global e cumprir as metas climáticas estabelecidas. Assim, onde escolhemos passar a noite tem um grande impacto no mundo que nos rodeia.

Ao fazer a tua reserva, procura hotéis, resorts ou mesmo parques de campismo que tenham implementado práticas sustentáveis, e faz as seguintes perguntas: “usam iluminação e aparelhos elétricos com eficiência energética? Têm painéis solares ou outras formas de energia renovável? Evitam embalagens de utilização único e talheres descartáveis na sua cozinha ou restaurante? Recomendam o aluguer de bicicletas nas proximidades? Oferecem refeições aproveitando ao máximo os produtos locais?

Qual a sua política de redução de resíduos e programas de reciclagem?

Outra forma de chegar a estas respostas é verificando se o alojamento recebeu um selo ecológico da UE como garantia de seu compromisso com a sustentabilidade, como o Green Key, por exemplo.

Muitas acomodações ecológicas também apoiam as comunidades locais e envolvem-se em projetos de conservação.

Ficar em alojamentos ecologicamente corretos não ajuda apenas e reduzir o reu impacto ambiental, mas também apoia práticas de turismo responsável.

Podes ver algumas das nossas recomendações de alojamentos ecológicos nacionais nos nossos artigos Pegada Verde Recomenda.

 

3. Apoiar o local

Explora a culinária local e apoia lojas e restaurantes que dão prioridade a sustentabilidade nas suas práticas. Procura restaurantes que fornecem alimentos locais, biológicos e produzidos de forma sustentável. Evita o desperdício de alimentos pedindo apenas o que vais consumir e levando um recipiente reutilizável para as sobras.

 

4. Levar o teu kit de viagem reutilizável

Prepara o seu próprio Kit de Viagem Reutilizável, para evitar os descartáveis. Pode parecer uma ação pequena, mas quase 40% do plástico produzido na UE é para embalagens e quase 25% do plástico produzido para todos os fins acaba em aterros.

Aqui ficam algumas sugestões:


. Garrafas de água reutilizáveis
. Palhinhas de aço inoxidável
. Talheres
. Sacos de pano para as compras
. Pacotes de fruta reutilizáveis para as crianças
. Produtos de higiene pessoal ecológicos para reduzir o desperdício de plástico descartável dos hotéis

 

Pratica os 3Rs religiosamente - Reduzir, Reutilizar e Reciclar, e minimiza o desperdício evitando plásticos descartáveis, optando por itens reutilizáveis e reciclando adequadamente.

Em conclusão, planear umas férias de verão sustentáveis não é tão difícil quanto parece, trata-se de fazer escolhas conscientes que reduzam o teu impacto ambiental e apoiem práticas de turismo responsável.  Ao dar pequenos passos para tornar as nossas férias mais amigas do clima, podemos ajudar o turismo a tornar-se parte da solução e não do problema.

Boas vacances ;)

 

Fonte:

https://climate-pact.europa.eu