12 Meses, 12 Resoluções Sustentáveis para 2022

12 Meses, 12 Resoluções Sustentáveis para 2022

 

2022 está aí à porta e, com a chegada de um novo ano, chega também a nossa vontade de mudança e de compromisso com o que andámos a adiar durante 2021. Seja levar a sério a nossa inscrição no ginásio, ler mais e experimentar finalmente uma aula de costura ou de olaria, ideias e intenções não nos faltam. Mas em 2022, porque não investires mais na tua sustentabilidade? São 12 meses e 12 resoluções, pelo que terás pelo menos 30 dias para implementar uma resolução sustentável. Aceitas o desafio?

 

Janeiro

Depois de um mês de excessos no que toca à comida, entramos em Janeiro com a já conhecida resolução de fazer uma dieta e de perder os quilinhos a mais que as festividades nos trouxeram. Mas em vez disso, porque não dar um passo mais ambicioso e tentar implementar mais refeições vegetarianas no teu dia-a-dia? Se para ti isso já é um dado adquirido, lançamos-te um outro desafio: participar no Veganuary, fazendo uma jornada de 31 dias totalmente vegan.

 

Fevereiro

Neste mês, desafiamos-te a dizer adeus às folhas de alumínio, à película aderente e aos sacos de plástico. Já há tantas opções reutilizáveis disponíveis, porque não aproveitar os 28 dias de Fevereiro para fazer esta mudança e abandonar os descartáveis na cozinha de vez? Sejam Sacos de Algodão, Bolsas de Silicone ou até mesmo Food Wraps, todas estas opções reutilizáveis estão disponíveis na nossa loja online.

 

Março

Nunca é demais insistir que a água é um bem muito precioso. Mas será que já aprendeste a adotar boas práticas para poupar água em casa? Aproveitando a boleia do Dia Mundial da Água, que se celebra a 22 de Março, vimos desafiar-te a esforçar-te ao máximo para fazeres um bom aproveitamento de águas. Aqui ficam algumas ideias do que poderás fazer durante este mês (e daí em diante): guardar a água da chuva para reaproveitar posteriormente, guardar a água de aquecer o banho e usar para lavar os dentes, cozinhar ou até mesmo beber, colocar redutores de caudal nas torneiras de casa.

 

Abril

Em Abril, a Primavera já chegou e começa a altura do ano perfeita para plantar ou semear diferentes legumes. Se ainda não tens uma horta em casa, porque não criares uma? Não digas que não tens espaço, porque qualquer parapeito ou varanda são suficientes para teres um cantinho de aromáticas, por exemplo. Vais ver que os teus cozinhados vão tornar-se ainda mais saborosos, com legumes ou ervas aromáticas da tua horta. Cuidar das tuas plantas também vai servir com uma espécie de terapia.

 

Maio

Depois das “águas mil” de Abril e antes da chegada do Verão, o mês de Maio costuma presentear-nos com dias solarengos e algum calor.  Como tal, há quem comece com os seus passeios à beira-mar e, os mais audazes, dão o primeiro mergulho do ano. No entanto, e apesar da beleza das nossas praias, há muito lixo marinho nos areais. Porque não, cada vez que fores à praia, levares um saco contigo e ires apanhando aquilo que fores encontrando?

 

Junho

Já sabemos que as crianças são o futuro do nosso planeta e é nelas que está a esperança de que a casa onde todos nós vivemos se mantenha erguida por muitos mais anos. Neste Dia Mundial da Criança (e daí em diante), porque não ensinares diferentes escolhas sustentáveis aos mais pequenos? Seja passarem a utilizar uma Garrafa de Água Reutilizável ou até mesmo começarem a usar uma Escova de Dentes de Bambu, todos os pequenos passos contam.

 

Julho

Com a chegada do verão, chegam os dias de calor e de praia. E, apesar de a utilização de Protetores Solares ser recomendada durante todo o ano, sabemos que é no verão que damos ainda mais uso a este produto. Por isso, neste mês, queremos desafiar-te a ter mais atenção ao Protetor Solar que te vai acompanhar nos dias de praia ou de passeios, e optar por opções mais sustentáveis, sem nanopartículas, oxibenzona ou outros ingredientes prejudiciais à vida marinha.

 

Agosto

Agosto é mês de férias e descanso, tanto da escola como do trabalho. Para a maioria de nós, isso significa poder fazer algumas viagens, seja dentro do nosso próprio país ou para fora. Mas, ao planearmos as nossas férias, podemos ter em atenção alguns pormenores que nos vão permitir ser mais sustentáveis e cuidar melhor dos locais que vamos visitar. O Turismo Sustentável é um tema cada vez mais em voga, e deve estar presente nas tuas resoluções das férias do novo ano.

 

Setembro

Depois das férias vem, inevitavelmente, o regresso à escola e ao trabalho. Em 2022, não há desculpa para não transformares o teu regresso à rotina com novos hábitos mais sustentáveis; opta por cadernos de papel reaproveitado, mochilas de rPET e marmitas de inox, vidro ou silicone. O importante é pensares nas rotinas que tu e os teus filhos já têm nos momentos de trabalho, e optar por soluções mais ‘verdes’.

 

Outubro

Com o outono já bem presente nas nossas vidas, deixa de ser possível desfrutar de grandes caminhadas e momentos ao sol. No entanto, isso não significa que vais deixar de ter planos de fim de semana ou que não tens forma de te divertires com amigos e família! Cria um dia da semana dedicado ao lazer e, nesse dia, aproveita para criar elementos de decoração com base em upcycling. A ideia é que aproveites o que já tens em casa para criar novos e divertidos elementos!

 

Novembro

O Natal costuma ser a época de dar, sem esperar nada em troca. Este ano, porque não antecipar essa dádiva para o mês anterior, e começar já a dar em novembro? Desafiamos-te a que possas encontrar um projeto ambiental ou uma associação ligada a causas sociais e faz um donativo. Claro, se quiseres levar este desafio a um patamar ainda mais elevado, podes até inscrever-te com voluntário numa instituição à tua escolha! Não te esqueças de que a sustentabilidade não pode viver sem a vertente social.

 

Dezembro

Chegámos a dezembro, e claro que o primeiro pensamento da maioria das pessoas é a época festiva. Este mês, o foco costuma estar nos outros – na família, nos amigos – e não nas nossas rotinas. Por isso, a tua resolução de dezembro passa mesmo por repensar o que ofereces e a forma como ofereces. Começa a pensar em Presentes mais conscientes e quando já tiveres tudo preparado, não te esqueças de confirmar se os teus embrulhos são sustentáveis.

 

Acima de tudo, lembra-te de que todos os passos contam, e não existe qualquer obrigação para cumprir todas as resoluções! Cada pessoa tem o seu ritmo e, para alguns, isso significa fazer uma nova mudança todas as semanas; para outros, significa fazer uma mudança em cada trimestre. Tens total liberdade nas tuas mãos para fazeres apenas as resoluções com as quais te sentes confortável, ou até para adaptar as nossas sugestões para outros modelos que façam mais sentido para ti e para as tuas rotinas.