13 Dicas para Cuidar do Planeta no Dia da Terra

13 Dicas para Cuidar do Planeta no Dia da Terra


O Dia da Terra começou a ser celebrado em 1970, nos Estados Unidos da América, mas apenas se tornou um evento mundial em 1990. É, por isso, uma data relativamente recente, que tem por base honrar a Terra e o conceito de paz. Desde então, já se realizaram várias ações importantes nesta data - incluindo o Acordo de Paris, que foi assinado a 22 de abril de 2016, em que 191 países se comprometeram a desenvolver leis para reduzir as emissões de carbono.

E a verdade é que tu também podes aproveitar este Dia da Terra para começar novas atividades sustentáveis, que te vão permitir fazer mudanças positivas na tua rotina. Deixamos-te uma lista para que te possas inspirar:

 

1. Começa a fazer compostagem

Dá uma nova vida às cascas de legumes, às folhas secas e até mesmo aos restos de frutas e vegetais que tens em casa. Todos estes resíduos orgânicos são perfeitos para criar o composto, que vai ajudar as tuas plantas a crescer de forma saudável e com mais nutrientes. Sabe como dar os primeiros passos no mundo da compostagem caseira aqui.

 

2. Cria a tua horta

Se te aventurares no mundo da compostagem como indicamos acima, vais ter de arranjar onde colocar o composto que fores criando. E que tal se for na tua horta? As tuas alfaces e ervas aromáticas vão crescer com mais vigor. Se não tens terraço e a tua varanda não é assim tão grande, não desesperes. Podes conseguir criar a tua horta na mesma, mesmo não sendo tão convencional. Opções não faltam, e podes descobrir as Hortas da Life in a Bag aqui.

 

3. Lê um livro ou vê um documentário sobre sustentabilidade

Para ganhar inspiração para ser mais “verde” neste Dia da Terra, nada melhor do que te rodeares de informação inspiracional. Começa por ver um documentário, ler um livro ou até mesmo ouvir um podcast. Descobre aqui as recomendações da Pegada Verde.

 

4. Anda de bicicleta

Encontra alternativas de transporte que ajudem a reduzir a tua pegada de carbono. Menos carros na estrada significam menos emissões. Por isso, podes começar por, neste Dia da Terra, deixar o carro em casa e dar um pequeno passeio de bicicleta. Quem sabe se não te vais habituar a utilizar essa forma de transporte todos os dias?

 

5. Torna-te mais activista

Frequentemente, existem várias Associações e Organizações a procurar voluntários ou parceiros para ajudar. Lembra-te das tuas aspirações e coloca-as finalmente em prática. Junta-te a um movimento na tua área de residência ou, se preferires, com expressão mundial, e deixa a tua voz ser ouvida! Seja na protecção da natureza e dos oceanos; no apoio a sem-abrigo; na limpeza de florestas; escolhe o projecto com que mais te identificas.

 

6. Dedica-te às limpezas

Uma casa limpa é meio caminho andado para ficares com muita vontade de ajudar o planeta. Usa vinagre, bicarbonato de sódio e óleos essenciais para criar detergentes caseiros e limpar as divisões da tua casa. Estas opções naturais permitem que o teu espaço respire livre de toxinas e não estarás a recorrer a ingredientes que prejudicam a vida marinha.

 

7. Planta uma árvore

Já mencionámos algumas vezes que a reflorestação pode ser a chave para dar a volta às alterações climáticas. Por isso, aproveita o Dia da Terra para finalmente plantares uma árvore (ou várias!) – seja diretamente no teu quintal, ou através de plataformas como a Treedom.

 

8. Calcula a tua pegada carbónica e vê onde podes melhorar

Sabes qual é o teu verdadeiro impacto no ambiente? Apesar de essa ser uma informação muito difícil de calcular, já existem vários websites onde podes descrever a tua dieta, hábitos de consumo e de viagem e obter uma descrição média da tua pegada carbónica. E podes aproveitar os resultados para perceber onde podes melhorar! Descobre a tua Pegada Carbónica na calculadora da Global Print Network ou neste rápido questionário da WWF.

 

9. Compra uma garrafa de água reutilizável e deixa as descartáveis

Hoje em dia já não há desculpa para continuar a utilizar garrafas descartáveis. Sabemos o perigo dos plásticos descartáveis, e o seu efeito no ambiente – e existem já dezenas de opções diferentes! Seja em aço inoxidável, vidro, silicone ou até em tritan, de certeza que existe alguma ao teu gosto. Aceitas dar este passo? Descobre aqui todas as nossas sugestões de Garrafas Reutilizáveis. 

 

10. Usa lâmpadas LED

De certeza que já ouviste falar inúmeras vezes na importância de poupar energia para proteger o planeta - temos até a Hora do Planeta, em que o símbolo utilizado é desligar as luzes durante 60 minutos. Lâmpadas com uma gestão eficiente de energia, como é o caso das lâmpadas LED, reduzem as emissões de gases estufa – e não te esqueças de desligar a luz quando não estás a usá-la.

 

11. Cria um comedouro para pássaros com materiais reutilizados

Os pássaros são um dos melhores sinais de que a primavera já chegou. E não existe momento mais bonito do que poder ver pássaros a comer mesmo à porta de nossa casa. Porque não reaproveitar materiais que tenhas por casa, e que iriam ser colocados no lixo, para transformar num divertido comedouro? Descobre aqui ou aqui como podes fazer.

 

12. Compra em segunda mão

A redução do nosso consumo é absolutamente necessária – mas às vezes existe mesmo a necessidade de comprar alguma coisa, seja roupa, móveis ou até eletrodomésticos e produtos tecnológicos. Por isso, quando a necessidade aperta, a nossa sugestão é que procures itens em segunda mão. Ter a opção de reaproveitar o que já existe, ao invés de obrigar as marcas a gastarem mais recursos virgens, terá um impacto muito positivo no ambiente.

 

13. Faz uma lista de 5 objetivos sustentáveis para pores em prática até ao próximo Dia da Terra

 

DICA EXTRA

Passa tempo na rua. Às vezes ficamos tão envolvidos com o que se passa nos nossos ecrãs, que nos esquecemos de quão divertido é andar ao ar livre. O Dia da Terra pode ser mais um lembrete para recordares quão incrível é o nosso planeta. E podes até aproveitar para levar um saco e fazer uma pequena limpeza, seja na praia, no campo ou na floresta.

 

Tentar fazer tudo isto hoje e sempre!