Dicas para uma cozinha mais sustentável

Dicas para uma cozinha mais sustentável

 

À primeira vista, podíamos dizer que para ter uma cozinha mais sustentável devíamos ter uma dieta vegetariana ou vegan, com a presença de legumes e fruta variados e, se possível, biológicos.

Contudo, uma cozinha sustentável é muito mais do que a nossa alimentação. É na cozinha que fazemos a nossa gestão de resíduos, onde se cria (ou onde podemos evitar) o desperdício alimentar, onde podemos evitar os descartáveis e preferir os reutilizáveis, onde podemos dizer adeus aos produtos com químicos e abraçar os detergentes ecológicos, onde temos grandes gastos energéticos e podemos dar preferência a eletrodomésticos mais eficientes, e muito mais.

Na cozinha há todo um conjunto de pequenas mudanças que acabam por ter um grande impacto e hoje vimos dar-te diferentes dicas, para que possas ter uma cozinha mais amiga do ambiente, passo a passo.

 

Nunca te esqueças da Reciclagem: um aspeto que, para muitos de nós, acaba por ser um tanto ou quanto básico. No entanto, sabias que 33% dos portugueses ainda não faz reciclagem? Infelizmente, esta é uma realidade que, se estivermos atentos, acaba por nos ser próxima, seja em amigos, familiares ou até colegas de trabalho. Um passo tão simples, mas que tem um impacto gigante na gestão de resíduos. Se ainda não fazes reciclagem, está na hora de recuperar o tempo perdido. Se já és um especialista na separação do lixo, então testa os teus conhecimentos no nosso artigo As Dúvidas e as Certezas na Hora de Reciclar.

Entra no mundo da Compostagem: apenas mais um passo a dar no que toca à separação do lixo. E não, não é nenhum bicho de sete cabeças fazer compostagem. Se já separas o plástico, o papel e o vidro, agora só te falta separar os teus resíduos orgânicos e dar-lhes uma nova vida. Se ainda não sabes nada sobre compostagem caseira e como começar, temos diferentes dicas para ti. Se é agora que vais dar este passo na tua vida, mas ainda não tens como, conhece alguns tipos de Compostores Domésticos.

Muda para detergentes eco-friendly: seja para a roupa, para a loiça, para os vidros, para superfícies ou até para o chão, já encontras detergentes ecológicos para diversas finalidades. A grande vantagem destes detergentes é não conterem químicos na sua composição, sendo biodegradáveis e amigos do ambiente. Para além disso, e no que toca à embalagem, já encontras detergentes em tiras, que evitam o uso de embalagens de plástico, detergentes sólidos, que dispensam qualquer tipo de embalagem, ou até detergentes em pó ou em cápsulas, que evitam o transporte de água até tua casa, pesando apenas alguns gramas, e que te permitem usar a mesma embalagem vezes e vezes sem conta (para tal, só precisas das recargas). No caso de detergentes ecológicos que ainda recorrem ao uso de embalagens, os mesmo são compostos por embalagens de plástico reciclado, evitando o uso de matéria-prima virgem, ou até de bioplástico.

Cria os teus próprios detergentes naturais: sabias que muitas das coisas que já tens na tua despensa podem ser usadas para limpar a tua casa e até criar detergentes? É o caso do limão, do vinagre, do óleo de coco e do bicarbonato de sódio. Se queres aprender a usar estes ingredientes para limpar a tua casa, conhece O Poder dos Detergentes Naturais.

Deixa de lado os descartáveis: quando vais ao supermercado já deixaste de usar os sacos de plástico e trocaste-os por opções reutilizáveis? Levas sempre os teus sacos de pano para trazer as frutas, os legumes e o pão? Reutilizas os frascos de vidro para guardar as tuas especiarias, cereais, frutos secos e leguminosas? Então, estás num excelente caminho de recusar os descartáveis e preferir os reutilizáveis. Mas há muito mais que podes fazer:

 Esquece a película aderente e muda para os Food Wraps. Seja para embrulhar alimentos que ficaram abertos ao meio, para tapar caixas ou recipientes sem tampa ou até para manter o pão fresco durante mais tempo, os Food Wraps são uma alternativa sustentável e natural para substituir a película aderente. Consistem num pano encerado com cera de abelha (havendo também a opção vegan), bastando aquecer com as mãos e moldá-lo à forma do alimento ou recipiente em causa e já está;

 Na hora de cozinhar, também podes dizer adeus ao papel de alumínio e ao papel vegetal e trocá-los por um Tapete de Forno Reutilizável. Feito em silicone, podes usá-lo vezes e vezes sem conta para cozinhar e sem produzir qualquer tipo de lixo;

 Se queres deixar de usar sacos de congelar de plástico e mudar para uma opção reutilizável, utiliza as Bolsas de Silicone Stasher. Disponíveis em diferentes tamanhos, são super práticas para congelar comida, mas também para levares os teus snacks para todo o lado, fazer compras a granel, transportar os teus produtos de cosmética quando vais viajar e até cozinhar!

 Em vez do já conhecido rolo de cozinha, porque não dar uma nova vida a uma t-shirt velha e transformá-la em toalhetes de tecido? São perfeitos para limpar superfícies, vidros, o que tu quiseres!

Água da torneira é vida: a água da torneira em Portugal é segura e de ótima qualidade. Dito isto, porquê continuar a comprar água engarrafada e a gastar garrafas e garrafões de plástico? Apenas precisas de perceber o estado das tubagens de tua casa e, depois disso, podes começar a aproveitar a água da torneira. Se ainda assim não sentes que esta mudança é para ti, temos uma solução: o Filtro de Carvão Ativado. Tão simples e prático de usar, este filtro funciona como uma forma natural de filtrar e purificar a água da torneira, tirando-lhe o sabor tão característico a cloro. Prometemos que, depois de experimentares, não vais acreditar que demoraste tanto tempo a fazer esta mudança.

Investe em utensílios de cozinha resistentes e duradouros: sabemos que pode ser tentador comprar uma frigideira ou um tacho que, aparentemente, são resistentes e que estão a um excelente preço, mas a verdade é que ao fim de algumas utilizações estes acabam por se estragar. Se pensarmos bem, os nossos pais e avós têm o mesmo trem de cozinha desde que o compraram e continua intacto. Apesar de implicar um investimento inicial maior da nossa parte, o caminho para a sustentabilidade passa por investir em utensílios de cozinha duradouros, que nos irão durar a vida toda, em vez de estar a usar e a deitar fora diferentes utensílios quase todos os anos.

Opta por eletrodomésticos eficientes: se precisas de comprar um frigorífico, uma máquina de lavar loiça ou uma máquina de lavar roupa, na hora de escolher o eletrodoméstico mais indicado para ti, não deixes de parte a sua eficiência energética. Este é um aspeto muito importante para o ambiente, mas também para a tua carteira, pois irá permitir-te manter os teus gastos energéticos mais baixos a longo prazo.

Seleciona bem os utensílios da tua cozinha: uma batedeira, uma chaleira, uma varinha mágica, um robot de cozinha, uma balança, uma mandolina, um descascador de alhos... Precisas mesmo de todos estes utensílios na tua cozinha? Quantas vezes é que os usas na realidade? E não há utensílios que acabam por servir para a mesma coisa? Na hora de comprar um novo gadget, pensa bem se precisas mesmo dele.

Cozinha de forma eficiente: este ponto pode significar muita coisa, desde evitar o desperdício alimentar, a usar os utensílios de cozinha de forma correta. Mas vamos focar-nos neste último aspeto:

 Na hora de ferver água num tacho, não te esqueças de tapar o mesmo. Dessa forma, estás a acelerar o processo de fervura e a otimizar o teu gasto energético;

 Quantas e quantas receitas te pedem para pré-aquecer o forno? Tendo em conta a rapidez com que os fornos dos dias de hoje aquecem, será que faz sentido seguir este passo presente em tantas receitas? Ou só ligar o forno quando verdadeiramente o formos utilizar?

 Se fores usar o forno para fazer um assado, aproveita o calor do mesmo e faz uma granola com ingredientes comprados a granel ou até um bolo para adoçar a tua semana;

 Tens uma panela de pressão a ganhar pó em casa? Não tenhas medo de a usar. Sabias que uma panela de pressão reduz em 70% o tempo de cozedura? É uma excelente forma de poupares energia e tempo;

 Na hora de armazenar a comida, o teu congelador está cheio de gelo? Para além de ocupar espaço e dificultar a arrumação, este gelo extra que se vai formando dentro do congelador aumenta o consumo do teu frigorífico! Por isso, sempre que tens algum gelo a acumular-se, lembra-te de fazer uma limpeza.

A forma mais eficiente de lavar a loiça é.... à máquina! Se até hoje achavas que, mesmo com 1001 cuidados com a água da torneira, gastavas menos água a lavar a loiça à mão do que à máquina, desengana-te. As máquinas de lavar loiça são uma solução mais eficiente e amiga do ambiente. Se não tens a possibilidade de ter uma, quando lavares a loiça à mão faz uma utilização consciente da água, opta sempre por detergentes ecológicos e esponjas compostáveis.

Diz não ao desperdício alimentar: se costumas deixar estragar comida, pode ser sinal de que estás a comprar comida a mais. Quando temos uma despensa cheia ou quando não temos noção daquilo que já temos em casa, é fácil acabarmos por comprar ingredientes repetidos e que, em alguns casos, deixamos estragar. Para evitar esta situação, há algumas dicas simples que podes pôr em prática:

 Faz compras com mais frequência. Se fores uma vez por mês ao supermercado, acabas por comprar demasiado e sem qualquer planeamento. Isto leva a que não consumas tudo o que compraste dentro da validade. Ao ires uma vez por semana, acabas por comprar produtos mais frescos e apenas aquilo de que efetivamente precisas;

 Numa prateleira visível do teu frigorífico (ao nível dos olhos), tem uma caixa com os alimentos que deves consumir primeiro, ou porque já estão abertos, ou porque estão maduros ou porque a data de validade está a expirar. Esta é uma excelente forma de te lembrares do que tens de consumir e evitar que se desperdice;

 Se tens comida que não vais consumir em breve e que se pode estragar, congela! Uma solução tão simples e que evita o desperdício alimentar.

 Para manteres os teus legumes frescos durante mais tempo, conhece a forma correta de os armazenar. As ervas aromáticas deves colocar num copo com água. No caso de legumes de folha, o VejiBag é um excelente amigo.  Reutilizável e respirável, tem a vantagem de poder ser humedecido e colocado no frigorífico, permitindo manter a humidade e frescura dos vegetais até cerca de duas semanas!

 Para outras dicas e até apps que ajudam a evitar o desperdício alimentar, temos um artigo no nosso blog especialmente sobre esse tema.

Compra a granel e a produtores locais: hoje em dia já há tantas opções próximas de nós a granel, só temos de as procurar. Sejam frutos secos, legumes desidratados, granola ou até massa e especiarias, há de tudo um pouco nas lojas a granel, que nos permite evitar as embalagens de plástico descartáveis. Se não tens nenhuma próxima de ti, hás-de ter um mercado ou uma praça, que te permite comprar legumes e fruta a granel e até de produtores locais. Se mesmo assim preferes fazer as tuas compras no supermercado, não há problema também. Lembra-te de levar os teus sacos reutilizáveis e, na hora de escolher, olha para a etiqueta com a origem dos produtos. Sempre que possível, opta pelos produtos nacionais.

Evita alimentos pré-preparados: seja um simples caldo pronto a usar ou até uma lasanha de legumes pronta a ir para o forno, os produtos pré-preparados e congelados não são a opção mais sustentável nem saudável. Acabam por ter sempre conservantes desnecessários, algo que não acontece quando és tu a criar as tuas próprias iguarias. Assim, antes de compostares as cascas de legumes, dá-lhes antes uma nova vida e cria um caldo saboroso para um risoto, por exemplo. Solta o chef que há em ti e começa a cozinhar a partir do zero!

Vai um cafezinho sem desperdício? As máquinas de café com sistema de cápsulas expandiram-se de forma única e quase todos nós temos um exemplar em casa. Para além de um café saboroso, são muito práticas de usar. Mas, e o lixo que produzem? Se por cada café gastamos uma cápsula e se bebermos pelo menos um café por dia, são 365 cápsulas que vão para o lixo por ano. Apesar de haver sistemas de reciclagem, o primeiro passo deve ser sempre reduzir. Por isso, as Cápsulas de Café Reutilizáveis são uma excelente opção. Permitem-te manter a tua máquina, continuar a beber um café delicioso e, o melhor de tudo, sem produzir lixo.

Estas são apenas algumas dicas daquilo que podes pôr em prática em tua casa. Não precisas de fazer tudo de uma vez e até pode haver sugestões que não se apliquem à tua realidade. O que verdadeiramente importa é que não deixes de dar novos passos em prol da sustentabilidade e que os mesmos te encham de orgulho!

 

Fonte:

https://www.treehugger.com/how-to-go-green-in-the-kitchen-4858697

https://www.sustainablekitchens.co.uk/journal/how-to-be-more-sustainable-in-the-kitchen/

https://www.greenjournal.co.uk/2021/01/8-easy-ways-to-achieve-a-sustainable-kitchen/